Manifestação do funcionalismo mineiro reivindica reajuste salarial

 

A Cidade Administrativa foi inaugurada no inicío do mês, mas foi para protestar, neste 16 de março, que os trabalhadores marcaram presença

 

Aquecendo os tambores

Na manhã desta terça-feira (16) os traballadores da saúde se reuniram em Assembleia Geral da categoria para aprovar a Pauta de Reivindicações. O ato foi realizado no espaço de Convivência da Secretaria de Saúde, na rua Sapucaí, e contou com a participação de muitos trabalhadores de Belo Horizonte e do interior de Minas. À tarde os trabalhadores seguiram, em vários ônibus, para a nova sede do governo.

O Palco da Manistação

Debaixo de forte chuva e com aparato policial pesado, esta foi a recepção que os trabalhadores tiveram ao chegar na Cidade Administrativa nesta terça-feira (16). O protesto é o primeiro a ser realizado na nova sede do governo mineiro. Cerca de 4.000 trabalhadores, muitos vieram em caravanas do interior do estado, marcaram presença neste ato que reivindicou Reajuste de Salários para as categorias da Saúde, Educação e Policiais Civis.

A espectativa dos trabalhadores era de que uma comissão, eleita pela categoria, fosse recebida pelo governo para discutir e apresentar uma proposta para o conjunto do funcionalismo de Minas. A pressão também se deve a data limite estipulada por lei, devido ao ano eleitoral, na qual o governo não pode deixar contas para a próxima gestão. Portanto, o prazo para apresentar propostas a camara, que venham gerar despesas aos cofres públicos, termina no fim de março.

Os manifestantes fecharam uma das pistas da MG – 010, sentido Confins BH, por quase 1h. A participação vigorosa dos trabalhadores não foi prejudica com a chuva. Carros de som, banda de múscia, bandeiras, um caixão, um boneco, representanto Aécio Neves, e até um grupo teatral, encenando uma sátira dos trabalhadores reivindicando junto a gestão, animou os manifestantes.

O ato foi totalmente pacífico e conseguiu atingir a grande mídia que compareceu para registrar o protesto. Os trabalhadores esperam que uma proposta seja apresentada nos próximos dias.