Unimontes/UEMG

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) existe desde 1963, quando ainda era Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, e objetiva levar ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento para a região norte de Minas Gerais, através de seus mais de 30 cursos de graduação, 20 de pós-graduação lato sensu, oito mestrados e um doutorado, além de vários cursos à distância e prestação de serviços de assistência, integração, lazer e outros.
Além do campus de Montes Claros, a Unimontes conta hoje com campus ou cursos em Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Paracatu, Unaí, São Francisco, Januária, Salinas, Joaíma, Espinosa e Janaúba.
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro – Vila Mauriceia – Montes Claros/MG
Fone: (38) 3229-8000

UEMG
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) existe desde 1989 e é hoje uma autarquia de regime especial, com patrimônio e receita próprios. As unidades acadêmicas são: 1) Escola de Design; 2) Escola Guinard; 3) Escola de Música; 4) Faculdade de Educação; 5) Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves; 6) Unidade Barbacena; 7) Unidade Frutal; 8) Unidade João Monlevade; 9) Unidade Leopoldina e 10) Unidade Ubá.
Universidade do Estado de Minas Gerais
Rodovia Pref. Américo Gianetti, 3701 – Ed. Minas – 8º andar – Belo Horizonte-MG
Telefone: (31) 3916-0471

Apesar da importância das instituições para Minas, as duas únicas universidades estaduais não recebem do governo a atenção que merecem: o corpo técnico está desvalorizado, os recursos (financeiros, físicos e humanos) são poucos, o investimento também é pequeno. Falta ao governo de Minas adotar uma política efetiva para a valorização do ensino superior, criando leis específicas e até mesmo um orçamento próprio.