Governo anuncia divulgação de férias-prêmio após cobrança de sindicatos

Após inúmeras cobranças dos sindicatos em audiências e reuniões com a secretária de Planejamento e Gestão do Estado, Luísa Barreto, o Secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, anunciou na tarde desta quinta-feira (22), que em breve, o Governo do Estado anunciará um cronograma de pagamento das férias-prêmio em atraso a servidores aposentados. Segundo o Secretário, o planejamento financeiro está em processo de elaboração e será divulgado nas próximas semanas.

Em audiência pública realizada no mês de maio, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, disse a parlamentares estaduais e a sindicalistas que a dívida do poder Executivo com o funcionalismo por causa de férias-prêmio já havia superado a casa dos R$ 582,7 milhões e que, no momento, o Governo de Minas não tem condições de quitar sua dívida com os servidores.

Mas isso não justifica, pois desde o final do ano passado, com aumento de tarifas públicas, como energia elétrica, inflação, a arrecadação está crescendo, visto que o governo recebeu verbas extras e que os valores seriam capazes de quitar os pagamentos dos mais de 22 mil servidores aposentados que estão com atrasos de férias-prêmio.

Em requerimento encaminhando ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público de Contas, o deputado estadual, Cristiano Silveira (PT), pediu apuração para que os atrasos em pagamentos de férias-prêmio a cerca de 22 mil servidores aposentados de Minas Gerais sejam apurados.

O Sind-Saúde/MG, junto com outras entidades sindicais, continuará atento em todas as causas de interesse dos servidores públicos e assim que for divulgado o cronograma de pagamento das férias-prêmio noticiará em todos os seus canais de comunicação.