Assembleia Unificada na Campanha Salarial 2017

 

 

 

Servidores da saúde dos municípios mandam seu recado na Assembleia Geral  

 Mun 8

Os trabalhadores da saúde dos municípios marcaram presença na Assembleia Geral unificada com servidores estaduais ontem em BH. Eles e elas protestaram contra a revisão da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) que ataca o SUS e a carreira de ACE e ACS.

Reunidos aos servidores estaduais, cobraram do governo do Estado a regionalização da saúde prometida na campanha eleitoral de 2014. A regionalização, lembraram, é o caminho para tornar mais eficiente a assistência à população por meio da valorização de todos os trabalhadores da saúde, sejam dos municípios ou do Estado.

Ainda, deram um puxão de orelhas na gestão estadual “lembrando” o governo de fazer os repasses financeiros aos municípios. O atraso penaliza as prefeituras e compromete as ações de saúde e o pagamento dos salários.

BH discute a nova PNAB

Amanhã, quarta 04, a partir de 09h, o Conselho Municipal de Saúde de BH (CMS/BH) realiza Plenária Unificada de Trabalhadores e Usuários para discutir a nova Política Nacional de Atenção Básica. O local é o auditório Evaristo Faria da Secretaria Municipal de Saúde. A revisão na PNAB foi aprovada pela União e gestores de municípios e estados (gestão tripartite) e publicada por meio de portaria do Ministério da Saúde no final de agosto.

A nova Política altera a organização do Programa de Saúde da Família (PSF) permitindo que as prefeituras contratem equipes menores e com carga horária reduzida. As carreiras de agentes de saúde e de combate a endemias, que vem possibilitando importante trabalho de prevenção e promoção da saúde no SUS, estão na mira. As prefeituras é que vão calcular a necessidade de contarem com esses profissionais e estão autorizadas a contratar apenas um agente por município se assim a gestão definir. 

Veja mais fotos da participação de servidores de saúde de municípios na Assembleia Geral de ontem:

Mun 7

Foto 1 mun

 

Odete falaMunic 5

Mun 6