Prefeito de Montes Claros é preso por sabotar saúde pública

Após ser citado por sua esposa como “um bom exemplo”, ontem, na votação do impeachment, o prefeito de Montes Claros foi preso preventivamente pela Polícia Federal, em Brasília, na manhã desta segunda-feira.

charge 4

Na votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), realizado ontem, a deputada Raquel Muniz (PSD) euforicamente defendeu o sim: “meu voto é pra dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso pra todos nós com sua gestão.” A deputada se referia ao seu marido, o prefeito Ruy Adriano Borges Muniz (PSB), que parecia um homem ético de acordo com o discurso da parlamentar.
Porém, esse discurso eufórico do “bom exemplo” para transformar o Brasil caiu por terra na manhã dessa segunda-feira. Ruy Adriano Borges foi preso preventivamente pela Polícia Federal, em Brasília. O motivo? O político citado na defesa do impeachment simplesmente é acusado de sabotar o funcionamento dos Hospitais Universitário Clemente Faria, Santa Casa, Aroldo Tourinho e Dilson Godinho, para favorecer um Hospital que pertence ao próprio prefeito e familiares.
Não é novidade o descaso do prefeito de Montes Claros com a saúde pública do município. O Sind-Saúde já denunciou diversas vezes o atropelo dos direitos dos trabalhadores(as): não pagamento do piso salarial dos agentes no prazo legal, não regularização do vínculo, assédio moral, precarização, falta de plano de carreira, além de outras irregularidades trabalhistas. Mas a prisão de hoje demonstra que Ruy Adriano estava governando sob as regras dos seus próprios interesses econômicos e políticos, o que é inadmissível para um representante eleito pelo povo.
A Justiça também expediu mandado de prisão contra a atual secretária de saúde do município, Ana Paula Nascimento. A prisão foi feita pela operação Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde, que investiga crimes de falsidade ideológica majorada, dispensa indevida de licitação pública, estelionato majorado, prevaricação e peculato.
A prisão do prefeito após a votação do processo de impeachment parece ser um chamado à reflexão. Combater à corrupção de forma seletiva definitivamente não ataca a raiz do problema e só fortalece aqueles que se escondem por trás de belos discursos, mas que na realidade sabotam os direitos duramente conquistados pelo povo.
O Sind-Saúde repudia esse explícito ataque à saúde pública e à população de Montes Claros. O SUS é um dos maiores bens conquistados e não pode ser objeto de manobra a favor daqueles que historicamente defendem seus próprios interesses em nome da democracia.