Enfermagem em luta no dia 17/05

Entidades mineiras iniciam preparação para ato para valorização dos profissionais da enfermagem

15-Coren macrhadaenfermagem preparação

A data de 17 de maio será marcada em todo país como um dia de luta dos(as) enfermeiros, técnicos  e auxiliares de enfermagem. Para convocar a categoria e chamar a atenção da população, o Fórum Mineiro da Enfermagem, organiza a preparação para o ato. Em reunião nesta sexta-feira (15/04), foi definido as estratégias de divulgação e infraestrutura necessária para a manifestação. Para este ano, os temas centrais serão a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, defesa do dimensionamento pessoal e o piso salarial da enfermagem.

As bandeiras pela valorização da enfermagem tomarão as ruas de Belo Horizonte. A proposta é que concentração do ato aconteça a partir das 09 horas na Praça da Estação. Em seguida, os profissionais de enfermagem farão passeata até a Assembleia Legislativa (ALMG), onde irá ocorrer uma Audiência Pública às 14 horas que debate a realidade da categoria.

A expectativa é que neste ano a manifestação seja maior do que a do ano passado, quando centenas de profissionais da enfermagem fecharam as ruas do centro da capital mineira e participaram da audiência na ALMG. As manifestações também ocorrerão simultaneamente em diversas capitais, inclusive no distrito federal.

Durante a reunião foi colocado a importância de debater com a sociedade de que as reivindicações apresentadas não são um problema apenas profissional, mas também social, já que as precárias condições de trabalho na enfermagem tem uma consequência gravíssima para a saúde da população.

A organização do movimento ampliou com o envolvimento de mais sindicatos e centrais sindicais. Representantes da CUT, UGT, Nova Central e Conlutas estiveram presentes na reunião que discutiu as demandas para preparação do ato. Compõem o Fórum Mineiro de enfermagem o Sind-Saúde/MG, Sindicato dos Enfermeiros (SEE/MG), Sindibel, Sindifes e Sindess, além do COREN/MG, Movimento Popular da Saúde, Enfermeiros em Luta, Anatem e ABEN-MG.

15-Coren macrhadaenfermagem preparação 02