Enfermagem em luta

Passeata e criação da Frente Parlamentar Mineira em Defesa da Enfermagem marcam Dia Nacional de Lutas da categoria

17 ato enfermagem 00

Mais uma vez Belo Horizonte se transformou na capital nacional da enfermagem o sediou o Dia Nacional de Valorização e Lutas da Enfermagem com passeata pelas ruas da cidade e audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG) nesta sexta-feira (17). A concentração dos profissionais da enfermagem iniciou às 9 horas na Praça Sete. Uma passeata bonita e cheia de cores levou às pautas da enfermagem pelas ruas do centro de BH até à ALMG. Durante a audiência pública que discutiu a situação da categoria foi criada a Frente Parlamentar Mineira em Defesa da Enfermagem, a primeira em âmbito estadual do país.

17 ato enfermagem 01

A criação da Frente é um estímulo para colocar as reivindicações da enfermagem na pauta legislativa. Este ano as duas bandeiras de luta que mobilizaram a categoria são a jornada máxima de 30 horas semanais e a criação do piso salarial nacional.

O auditório da Assembleia ficou lotado de trabalhadores e a audiência também foi transmitida pela internet com plataforma interativa. Os participantes cobraram a votação do Projeto de Lei 2295/2000 que está em tramitação no Congresso Nacional há quase 20 anos. O PL dispõe sobre a carga horária de trabalho de no máximo 30 horas semanais, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa limitação já foi conquistada por outras categorias como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A enfermagem corresponde a 60% da força de trabalho na saúde, sendo quase 190 mil em Minas Gerais e 2,5 milhões em todo o Brasil. É também a segunda maior categoria do país.

O piso salarial também é uma pauta urgente da categoria. Segundo dados apresentados na audiência, a média salarial de técnicos de enfermagem no país é de R$1.700,00, contando com todo os adicionais, e em alguns lugares não ultrapassa o salário mínimo. Já para enfermeiros, a média nacional é de R$3 mil, sendo a única categoria na área da saúde a ter o salario reduzido no levantamento histórico.

17 ato enfermagem 02

A audiência serviu ainda para atualizar os dados da categoria. Uma apresentação sobre o levantamento. Além da maioria da categoria ser composta por mulheres, 60% atuam no serviço público. O número crescente de suicídios de profissionais de enfermagem tem levado um sinal de alerta sobre a sobrecarga do trabalho e as relações trabalhistas.

Aposentadoria
Os participantes também chamaram atenção para o fim da aposentadoria especial proposta na reforma da previdência que está tramitando no Congresso Nacional. A extinção da aposentadoria especial impacta a vida de toda a categoria. Sindicalistas presentes na audiência convocaram os trabalhadores para a greve geral marcada para o dia 14 de junho.

As atividades foram organizadas pelo Fórum Nacional da Enfermagem e muitas entidades de outros estados e nacionais estiveram em Belo Horizonte como o coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem, Luciano Silva.

17 ato enfermagem 03