Trabalhadores em perigo

Violência contra o SAMU: Equipe é feita refém durante o horário de trabalho e escancara o risco que trabalhadores estão expostos

 

O Sind-Saúde repudia a violência sofrida por trabalhadores da SAMU BH que foram abordados por uma dupla de traficantes armados, durante o retorno de um atendimento prestado ás 05 horas da manhã na região de Venda Nova BH/MG, neste último domingo (26). A equipe permaneceu abordada por algumas horas diante de ameaças de morte e sem direito á explicações sobre o atendimento que haviam realizado.

 

Os assaltantes abordaram a equipe acreditando que o grupo de SAMU havia prestado amparo á um suposto rival que se encontrava baleado. Os trabalhadores haviam socorrido na verdade um morador ancião, que sofria uma crise de hipoglicemia, a equipe tentou explicar o equívoco, porém ao explicar os bandidos simplesmente solicitavam silêncio, do contrário iriam atirar.

 

A cena de terror se encerrou somente depois que os traficantes estiveram na residência do senhor que havia recebido o real atendimento. Ao avistarem o ancião acamado, os bandidos liberaram a equipe de pronto-atendimento que tiveram de realizar a exigência de um ‘beijo no rosto’ dos assaltantes para serem liberados.

 

Não é raro esse tipo de acontecimento. Muitos trabalhadores da saúde estão vivenciando riscos e ameaças durante o horário de trabalho. Isso não pode continuar. A prefeitura necessita urgentemente priorizar a segurança no momento de trabalho, desses servidores que estão sempre a total dedicação no momento de prestarem socorro á população. O Sind-Saúde/MG está nessa luta, juntamente com os trabalhadores exigindo melhorias urgentes e condições dignas para manter o operário livre de riscos.