Sem 30 horas na Fhemig

Lista exclui mais de 100 trabalhadores com base em documento ilegal

exlcuidos 30 horas

O Sind-Saúde/MG procurou a Fhemig nesta sexta-feira (31), após receber questionamentos de trabalhadores que mesmo fazendo a solicitação para as 30 horas, não constavam na lista publicada. Ao todo a Fhemig deixou de fora da listagem 108 servidores da carreira de Analista de Gestão e Assistência à Saúde (AGAS), Profissionais de Enfermagem (PENF) e Técnicos Operacionais em Saúde (TOS).

A justificativa repassada pelo técnico do setor administrativo da Fhemig foi um documento assinado entre o governo e outra entidade que não tem legitimidade na representação. O acordo discriminatório assinado pelo governo não garante a universalidade do direito às 30 horas para todos que fizeram a opção e não está previsto esta exclusão de trabalhadores no Decreto 45.926/12 que dispõe sobre a redução da jornada e foi conquistado após greve dos trabalhadores organizada pelo Sind-Saúde/MG, único Sindicato que representa a categoria.

O documento assinado pela subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves e a associação atende somente interesses econômicos do governo. O texto diz que a redução da jornada está condicionada a cada posse de um novo servidor para liberação de 4 trabalhadores efetivarem as 30 horas. Essa relação de “4×1” é inviável para unidades que muitas vezes tem apenas um profissional no cargo.

O Sind-Saúde/MG se manifesta contrário a essa atitude irresponsável da gestão de eliminar o direito dos trabalhadores, descumprir acordos com o Sindicato datados de 2011, sem discutir com os que legitimamente representam a categoria. Ao inviabilizar a redução da jornada de mais de cem trabalhadores, a Fhemig contraria o Decreto, amplia a insatisfação dos trabalhadores e poderá afetar o atendimento à população com a sobrecarga de trabalho e aumento do nível de estresse do trabalhador.

Atenção:

O Sind-Saúde/MG convoca os trabalhadores que foram prejudicados para Assembleia na sede do Sindicato:

Data: 05/02/2014 (quarta-feira)
Local: Av. Afonso Pena, 578 – 17º andar – Centro