Sind-Saúde/MG compõe pela primeira vez o Conselho de Integração Comunitária

O Conselho de Integração Comunitária – CONSIC é órgão de caráter consultivo e tem por objetivo prover apoio à Universidade, além de dar subsídios de natureza crítica, visando a maior integração da Universidade com a sociedade. Os diretores do Sind-Saúde/MG Eni Carajá Filho e Avilmar Augusto, agora fazem parte do conselho representando a entidade.

Ao CONSIC compete:
I-Promover a integração entre a população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade;
II- Apresentar demandas da população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ao Conselho Universitário – CONSU;
III- Realizar críticas e proposições ao CONSU acerca das Políticas Gerais da Universidade. Para tanto, todas as Resoluções do CONSU serão encaminhadas aos membros do CONSIC;
IV- Propor ao CONSU convênios, parcerias e projetos que incrementem a execução das atividades fins da Universidade em integração com os diversos segmentos da sociedade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri;
V- Propor ao CONSU a concessão de dignidades universitárias, títulos honoríficos e prêmios;
VI- Escolher o seu representante no CONSU.

As reuniões do CONSIC serão públicas e abertas a qualquer pessoa que queira assistir, no entanto, a manifestação oral de pessoas que não sejam membros do Conselho somente se dará com a permissão da maioria dos membros presentes.

A estreia da entidade no Consic UFVJM (Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri) se deu com o debate de aperfeiçoamento do Regimento Interno quando foram sugeridos aumentar a participação dos povos tradicionais e originários na composição do Conselho.