Rodada de Conferências

Sind-Saúde participa de conferências municipais e locais, essa semana diretores do sindicato estiveram em Patos de Minas e no Hospital Julia Kubitschek

Conferencias 2019 Audt

Na perspectiva de luta e resistência, necessária ao momento político de retirada de direitos históricos conquistados pelo povo brasileiro, o Sind-Saúde tem convocado as trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para participar das Conferencias de Saúde e reafirmar a permanência desse sistema que é o melhor do mundo em termos de abrangência e qualidade do cuidado.

Nessa semana, a direção do Sindicato não poupou esforços para marcar o lugar de fala do trabalhador que faz o SUS acontecer em todas as instâncias de atuação, desde a atenção primária até o nível terciário. Reafirmamos a importância de valorização dos profissionais que cuidam dos brasileiros desde sua concepção até os momentos tristes como a morte.

Conferencias 2019 2

Representantes do sindicato compareceram na Conferência Municipal de Saúde de Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, no dia 28/03 e reforçaram a importância de um debate qualificado para elaborar propostas comprometidas com a reafirmação do SUS e de seus princípios norteadores. A diretora do Sind-Saúde Neuza Freitas, convidada como palestrante, discorreu acerca da importância dos conselhos locais. Através deles a voz da comunidade, gestores e trabalhadores poderá ser amplificada melhorando a resolução de problemas, o que tornará o SUS mais efetivo e eficaz. Também informou que os servidores do Hospital Regional Antonio Dias (HRAD) deliberaram em assembleia realizada no dia anterior acerca da criação do Conselho do Hospital.

Conferencias 2019 Neuza

Importante destacar que inúmeros problemas graves acerca da gestão do SUS foram ressaltados na abertura da Conferência, inclusive sobre financiamento de hospital privado em detrimento da construção de um hospital público, aumento exorbitante de casos de dengue, aquisição de tomógrafo e outros. O prefeito de Patos, José Eustáquio, relegou aos usuários a responsabilidade pelo aumento da ocorrência dessa arbovirose. O Sindicato contestou a fala do prefeito, mas ele não permaneceu na plenária para ouvir as falas de convidados, inclusive do defensor público municipal, dr. Mateus Nascimento.

Em uma agenda apertada, o Sindicato fez questão de participar também da Conferência do Hospital Julia Kubistchek (HJK) realizada nesta sexta, dia 29/03. Várias propostas que foram aprovadas pelos(as) delegados(as) serão encaminhadas à Conferência Municipal de Belo Horizonte. Esse evento contou com a participação do Conselho Nacional de Saúde, representado pela secretária geral da CNTSS e diretora do Sind-Saúde, Sandra Oliveira. Ela reforçou a necessidade de fortalecer o controle social do SUS. A Conferência realizou a eleição dos delegados para a etapa municipal.

Conferencias 2019 Sandra1

Sandra é membro da Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde e acompanhou várias conferências municipais e locais de saúde, fortalecendo o controle social e em defesa da democracia. “Chega de desmontes, precisamos sair às ruas e falar com os usuários do SUS o quanto é valiosa a participação de todos, trazê-los para a luta diária no combate ao descaso com o SUS, conscientizar trabalhadores, usuários e gestão quanto à equidade”, aponta Sandra sobre a dinâmica na construção das conferências que participou.

O Sindicato informa também que a formação de conselhos de saúde em todos os hospitais da Fhemig foi pactuada na Mesa SUS.