Discussão da carreira começa

Reunião deu início ao Grupo de Trabalho que será paritário entre trabalhadores e gestão

reunião plano de carreiras primeira

Reuniões toda segunda-feira com prazo de 90 dias para proposta de revisão do plano de carreira, com real valorização do servidor da saúde e com a garantia da redução da jornada de trabalho para 30 horas sem  prejuízo do salário. Com esse objetivo foi iniciado nesta segunda (18/05) o Grupo de Trabalho que terá representação dos trabalhadores e da gestão. Nesta reunião, foram estabelecidos os membros que deverão ter seus nomes publicados em breve no Diário Oficial.  As indicações terão 2 representantes dos trabalhadores para cada unidade da base do Sind-Saúde  (Fhemig, Funed, SES, Hemominas, ESP e Unimontes) e representações na mesma proporcionalidade do governo.

A próxima reunião, marcada para ocorrer na segunda-feira(25/05), deverá ter o primeiro posicionamento do governo sobre os itens de alteração na carreira. A gestão tomará por base o estudo realizado pelo Sind-Saúde/MG, entregue ao governo no início do ano. Este estudo havia sido construído com consulta aos trabalhadores em assembleias realizada pelo Sindicato durante os anos do governo do PSDB.

Durante a reunião, o Sindicato relembrou a história da luta pela saúde em Minas Gerais.  O Estado foi pioneiro no Brasil, em 1986, ao implementar a jornada de trabalho de 30 horas semanais para o funcionalismo. Em contraponto, em 2005, a saúde de Minas Gerais foi golpeada pelo então governo Aécio que na contramão da recomendação mundial criou a carreira das 40 horas semanais e levou milhares de trabalhadores para o sacrifício.

Veja aqui o estudo elaborado pelo Sind-Saúde que apontam as mudanças necessárias

Veja aqui o estudo específico da Unimontes / UEMG