ALMG discute saúde de Betim

Sind-Saúde Núcleo Regional Betim se reúne com deputado estadual para discutir saúde nos municípios, terceirização do hospital municipal de Ibirité e a greve de Betim

14 reunião dr jean

Diretores do Sind-Saúde/MG e Núcleo Regional Betim estiveram reunidos com membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALMG), deputado doutor Jean, para discutir a situação da saúde nos municípios e pedir que o legislativo estadual participe deste debate. A reunião aconteceu no gabinete do deputado nesta quinta-feira (14).

O Sindicato solicitou os seguintes pontos ao deputado:

– Que a ALMG faça a defesa do SUS público de qualidade;

– Realizar discussões e debates sobre a situação do SUS nos municípios, principalmente na onde há atuação do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim: São Joaquim de Bicas, Igarapé, Esmeraldas, Sarzedo, Ibirité, Mário Campos e Betim;

– Debater a situação do Hospital Municipal de Ibirité – onde a gestão está sendo transferida para uma Organização Social (OS). É preciso que haja transparência e fiscalização.

– Situação da falta de plano de carreiras nos municípios – É necessário fazer uma discussão estadual, inclusive com a Secretaria Estadual de Saúde a fim de incentivar e fomentar a criação de planos de carreiras para os servidores municipais de saúde;
– A discussão sobre o pagamento do Piso dos ACS e ACE, Em Minas gerais infelizmente a maioria dos municípios não pagam o piso. É importante definir uma estratégia para o pagamento desse direito aos trabalhadores.

– A situação da Saúde em Betim – A falta de abastecimento de medicamentos e insumos básicos para atender a população e a greve na saúde do município. O Sind-Saúde MG – Núcleo Regional Betim solicitou à Comissão de Saúde da ALMG a realização de uma audiência pública para debater a grave situação de Betim.

O Sindicato solicitou o apoio do deputado para fazer o requerimento desta audiência na ALMG.
Essa foi a primeira reunião com o deputado e foi sugerido que seja realizado debates periodicamente sobre temas importantes a cerca do SUS.