Marcha Antimanicomial

Um desfile pelas ruas de BH marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

antimanicomial 1

Nessa segunda feira (18/05) é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Belo Horizonte, aconteceu uma bela passeata saindo da Praça da Liberdade em direção a Praça da Estação. Com muita música, fantasias e faixas, a marcha contou com a participação de trabalhadores, usuários e familiares dos serviços substitutivos em saúde mental, representantes de movimentos sociais, culturais e outras organizações da sociedade civil.

antimanicomial 2

O Movimento da Luta Antimanicomial surgiu para combater o tratamento cruel e desumano que é praticado no sistema de saúde mental. O objetivo é melhorar as condições de tratamento para pacientes com doenças mentais, prezando pela liberdade e cidadania. Além disso, combater o preconceito contra essas pessoas é também uma das bandeiras do movimento.

antimanicomial 3

O Sind-Saúde Betim esteve presente na passeata em apoio a essa luta e também para denunciar as condições precárias da saúde de Betim. Os trabalhadores do município estão em greve desde o dia 12 de maio e realizam assembleia nessa terça-feira (19/05) para definir o rumo do movimento grevista.