Neves: Rumo à 8ª + 8

Como etapa para as Conferências estadual e nacional, Ribeirão das Neves realiza plenária para discutir políticas de saúde

Plenaria conselho 1

Com o tema “Democracia e Saúde: saúde como um direito e consolidação e financiamento do SUS”, Ribeirão das Neves realizou a 2ª Plenária do Conselho Municipal de Saúde no sábado (30/03) como etapa para a Conferência 9ª Conferência Estadual, chamada de 8ª +1, e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, chamada de 8ª + 8. Esse ano a referência sobre a 8ª Conferência de Saúde, reafirma os compromissos que deram origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e consolidou a saúde como um direito do povo brasileiro.

Durante todo o dia, no auditório interno do CAIC, os participantes da plenária discutiram as propostas para as políticas públicas para a saúde na cidade. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves, esteve envolvido sempre em defesa do SUS. Também estiveram presentes representantes do Conselho Estadual de Saúde, da gestão, trabalhadores e usuários da saúde.

A diretora do Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves, Odete Maria destacou a importância da participação de usuários nas instâncias do controle social. “É a partir de uma plenária e uma conferência que os usuários e colocam as suas necessidades”, afirmou Odete.

Plenaria conselho Neves2

Odete também participou como volnutária na sala de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS)