Reunião Unimontes



Unimontes: vale-alimentação de R$ 37,50 será pago em março


Reuniões com o governo definem pagamento da ajuda de custo e prazo para iniciar revisão no plano de carreiras 

Na manhã desta sexta (09), diretores do Sind-Saúde, Núcleo Montes Claros, participaram de reuniões com o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e com o representante do governo para relações sindicais, Carlos Calazans.

Calazans Renato Avilmar e Michele


Na primeira reunião, que também contou com representantes dos professores, o reitor da Unimontes  e o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG),  foi acertado que a ajuda de custo, no valor de R$ 37,50, será lançado na folha de fevereiro para pagamento no mês de março.

Helvécio e mesa

A liberação do valor estava condicionada à aceitação de metas a serem cumpridas pelas universidades em acordo com o governo. Na reunião de hoje, houve a pactuação oficial entre governo e reitores o que permitirá à gestão fazer o crédito da ajuda de custo no pagamento de março.  

As negociações com o secretário de planejamento e gestão também estabeleceram que a revisão do plano de carreiras da Unimontes será revisto e implementado de acordo com os apontamentos da LRF para corrigir graves distorções que prejudicam os trabalhadores.

Entre os pontos a serem revistos estão: o fim dos interstícios, a forma de ingresso no plano de carreiras, mudanças na progressão horizontal e a incorporação das gratificações aos salários, sendo esta últimam segundo o governo, a prioridade em atendimento. O governo ressaltou, entretanto que qualquer impacto financeiro decorrente das alterações nas carreiras deverá aguardar o fim das restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na reunião com Carlos Calazans, ficou definido que a discussão do plano de carreiras deverá acontecer no mês de março em data a ser agendada pela equipe do governo.