Unimontes busca GC

Governo promete estudo para extensão da gratificação complementar só para 2016

reunião com governo unimontes e uemg gc

Sem receber a Gratificação Complementar (GC) que é paga aos servidores estaduais da saúde, os trabalhadores vinculados à saúde lotados na Unimontes tiveram mais uma vez o direito negado pelo governo. Em reunião com o Sind-Saúde/MG, o governo afirmou que para 2015 não irá atender a reivindicação de extensão da gratificação. A informação deixou os representantes da categoria revoltados. Os trabalhadores esperavam uma resposta desde maio e a expectativa era que o governo reconhecesse o direito.  Depois de muito debate, a gestão afirmou que fará um estudo sobre a viabilidade de pagamento da GC para janeiro de 2016. O estudo será apresentado em setembro.

Ao empurrar a possibilidade de pagamento para 2016, o governo alega que para este ano o orçamento já estourou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Sind-Saúde/MG contesta o argumento, já que a extensão da gratificação é um cumprimento de isonomia com os servidores da saúde e campus e campi tem interface com a saúde.

O Sindicato cobrou os demais pontos da pauta de reivindicação que diz respeito à Unimontes. Para os assuntos relacionados a reestruturação da carreira e redução da jornada de trabalho, o governo afirmou que dará retorno na reunião geral, que ocorrerá em 25 de agosto.

O Sind-Saúde/MG também aproveitou para reivindicar o pagamento do abono de R$190,00 em uma folha-extra, para recebimento ainda no mês de agosto. Os representantes do governo ficaram de avaliar com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Em relação a extensão do abono aos aposentados, o governo manteve a regra publicada na lei que garante o recebimento apenas nas parcelas incorporadas. Assim, os servidores inativos receberão em outubro R$47,50 e as demais parcelas a cada três meses. O governo disse que este procedimento também ocorre com o abono concedido à educação. 

Vamos manter nossa mobilização e organização e, se preciso, vamos pressionar para que o governo cumpra o que foi acordado.