ACS com sobrecarga de trabalho

Corinto quer TRIPLICAR número de visitas que orienta o Ministério da saúde

WhatsApp Image 2018-02-09 at 13.37.12
Visitar oito no máximo 10 casas por dia é para a política nacional de saúde o que os Agentes Comunitários de Saúde e de 20  à 25 o que os ACEs conseguem fazer para levar a prevenção e o cuidado à saúde para a população. Mas a prefeitura de Corinto pensa diferente e acredita que cada ACS pode a cada dia visitar 30 casas, o triplo do que orienta o Ministério da Saúde. Essa sobrecarga de trabalho prejudica, além da própria saúde dos agentes, o atendimento ao usuário e os resultados da saúde pública da cidade. A medida não está em prática, mas a ameaça de implementar já preocupa o Sindicato e entidades que defendem a saúde.

Quando é que os trabalhadores vão fazer o lançamentos dos dados? Quando vão atuar nos grupos operativos?

O Conselho de saúde da cidade precisa se posicionar contrário a esta imposição e o Sind-Saúde acredita que a gestão municipal irá reavaliar esta proposta uma vez que o prefeito, coordenadores são trabalhadores da saúde e conhecedores do risco da qualidade do serviço cair.

Que prevaleça o bom senso.