Paralisação em Sarzedo

Prefeitura escuta manifestação e promete resposta sobre reivindicações

23 Manifestação sarzedo prefeitura

Mesmo com chuva e um grande aparato de repressão do governo, os trabalhadores da saúde de Sarzedo conseguiram dar o seu recado com a paralisação dos serviços nesta quinta-feira (23). A manifestação chamou a atenção da cidade, conseguiu a solidariedade dos usuários de saúde que esvaziaram as unidades e a prefeitura sinalizou para uma negociação. Depois da passeata pelas ruas de Sarzedo, os trabalhadores pararam em frente à prefeitura e conseguiram que uma comissão fosse recebida pela vice-prefeita, Maria José do Amaral.

A reunião apontou um desencontro entre os membros do governo, sobretudo, em relação as atuações do secretário de saúde. Segundo a vice-prefeita, o prefeito Werther Clayton de Resende não tinha conhecimento do pauta de reivindicação, mesmo com os inúmeros ofícios trocados entre o Sind-Saúde Núcleo Regional Betim e a secretaria de saúde de Sarzedo. O Sindicato protocolou a pauta de reivindicação em fevereiro com objetivo de discuti-las até a data-base que é em abril, criada no ano passado. O reajuste zero foi anunciado pelo secretário dizendo ser uma posição do governo, mas a nova informação dada pela vice-prefeita mostra que o prefeito não foi consultado para as decisões.

A vice-prefeita garantiu que irá conversar com o prefeito e dará sequencia nas negociações. A reunião foi acompanhada pela comissão de 7 trabalhadores da saúde, diretores do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim, além do secretario de governo, Otávio Pinheiro Cardoso, e assessor da vice-prefeita, Rui. O prazo máximo estabelecido para a resposta do governo foi no dia 03/06 (segunda-feira). Um dia depois, na terça-feira (04/06) os trabalhadores farão assembleia para avaliar o retorno dado e discutir o rumo do movimento.

De acordo com a vice-prefeita, a conversa com o prefeito iria acontecer tão logo eles se encontrassem. O prefeito chegou na prefeitura enquanto a reunião acontecia. 

Intimidação

Com medo da organização dos trabalhadores, a secretaria de saúde fez uma ofensiva contra a categoria. Foi produzido um material que circulou todas as unidades sorrateiramente u dia antes do ato dos trabalhadores. Nele, o secretario agredia a representação sindical e dizia mentirosas os motivos que levaram a paralisação. Mas, os argumentos que supostamente confirmariam a afirmação da gestão são contraditórios. O Sindicato aproveita a atitude da gestão para lançar o desafio: segundo a nota divulgada é mentira que não existe melhoria salarial para os trabalhadores da saúde. Pedimos ao secretario que responde de maneira direta e rápida: qual o percentual de reajuste proposto? Até o momento 0%. Sem considerar os recursos federais de beneficio, a prefeitura de Sarzedo até o momento não apresentou nenhum avanço para os trabalhadores da saúde.

 Plano de Carreira

Também foi questionado pelos trabalhadores a mudança da composição da comissão que discute o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).  De uma hora para a outra, a gestão trocou os representantes dos trabalhadores que foram eleitos em assembleia e escolheu, por seus critérios, os membros que fariam parte da comissão. A atitude que não transparente coloca em xeque o futuro das discussões e rasga o acordo feito com trabalhadores.

Representação

 Os trabalhadores reafirmaram a representação do Sind-Saúde/MG Núcleo Regional Betim e mostraram a necessidade das negociações acontecerem de forma institucional, sem tentativas de coagir o trabalhador em separado. Os trabalhadores disseram também que toda decisão é votada em assembleia da categoria para mostrar com clareza a posição da maioria.  

23 Manifestação sarzedo passeata

23 Manifestação sarzedo passeata 1

23 Manifestação sarzedo população

Trabalhadores fizeram passeata pelas ruas da cidade e conversaram com população

23 Manifestação sarzedo reunião

Após protesto, vice-prefeita resolve receber comissão de trabalhadores

23 Manifestação sarzedo prefeiturapós

Diretora do Sind-Saúde/MG Núcleo Regional Betim relata resultado da reunião aos trabalhadores