Prefeitura de Augusto de Lima promete estudar demandas dos trabalhadores de saúde da cidade

Em conversa com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), representantes da gestão de Augusto de Lima sinalizaram para negociação sobre a criação do adicional de insalubridade para trabalhadores da saúde e a regularização do vínculo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE). O assunto foi tratado com o secretário municipal de saúde Thomas Martins Passos de Carvalho e o secretário de Administração da prefeitura José Roberto Lisboa, em uma visita que a diretora do Sind-Saúde Lionte Pires fez à cidade nesta quarta-feira (03/02).

Atualmente nenhum trabalhador da saúde de Augusto de Lima recebe o adicional de insalubridade. Lionete Pires sugeriu para gestão verificar se existe uma perícia pronta que aponte os servidores que fazem jus ao direito. A sindicalista destacou que, mesmo se tiver um laudo pericial, o mapa de risco deve ser refeito sempre que aparece novas doenças, como é o caso da COVID-19 e o retorno do sarampo que havia sido erradicado no Brasil.

Lionete acredita que a conversa pode ser o início de uma construção de proposta que melhore a situação de trabalho dos servidores da saúde. “Eles disseram que querem conversar com a gente, ouviram com atenção e disseram que vão colocar o departamento jurídico da prefeitura para dialogar com os advogados do Sindicato e direção do sindicato para construir uma proposta”, relatou Lionete.

Em relação a regularização do vínculo, Lionete argumentou a importância de cumprir a legislação federal que trata do vinculo e da carreira dos ACS e ACE. A dirigente sindical lembrou ainda que é vantajoso para o município regularizar o vínculo para receber o repasse federal e ao invés do custeio ser feito pelos cofres do município.