Presidente da Câmara de Vespasiano se compromete em pautar reajuste salarial de servidores da saúde

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) Núcleo Vespasiano esteve nesta terça-feira (09/02) reunido com o presidente da Câmara Municipal vereador Dorivaldo de Oliveira e o secretário geral da mesa diretora vereador Andres Vercesi. Esteve presente a diretora do Sind-Saúde Lionete Pires e por vídeo chamada participou a trabalhadora Fernanda Rodrigues, psicóloga do município e membro da Mesa SUS. A presença do Sindicato no legislativo é mais uma tentativa de sensibilizar o poder político para precariedade das condições de trabalho e dos salários dos trabalhadores da saúde de Vespasiano. Os dois parlamentares se comprometeram a colocar o tema em pauta em comissões da Casa. No mesmo dia, o Sind-Saúde Núcleo Vespasiano foi à prefeitura para reinterar a necessidade de retomar as negociações através de agenda com a prefeita Ilce Rocha.

O Sindicato defende que em um primeiro momento, a tabela salarial possa ser corrigida. Há três anos parte dos servidores não recebem nem a reposição da inflação e vêem seus salários achatados e engolidos pela inflação. Para a diretora do Sind-Saúde Lionete Pires, o momento atual pode facilitar a correção dos salários já que a lei federal 173 de maio de 2020 destina o repasse financeiro extra de R$20 bilhões aos municípios para atender os impactos da COVID-19, inclusive destinado para gratificação dos trabalhadores. Lionete reforça ainda que a reposição anual tem previsão constitucional, a lei máxima de nosso país.

A segunda reivindicação da categoria é que seja construído o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos trabalhadores da saúde. Sem PCCV específico, os trabalhadores da saúde estão ao longo dos anos sentido o peso da desvalorização e Vespasiano tem cada vez mais problemas para fixar trabalhadores na saúde do município.

Os parlamentares mostraram disposição para colocar o assunto em pauta no legislativo e o presidente da Casa, verador Dorivaldo Oliveira, solicitou ao secretário Andres Vercesi agendamento de reunião com as Comissão de Legislação, Justiça e Redação e na Comissão de Administração Pública.

Na conversa com prefeita, ela pediu que o Sindicato procurasse a subsecretária Simone Dias para dar início a discussão sobre o plano de carreiras.

O Sind-Saúde Núcleo Regional Vespasiano reforça à categoria a importância de se manter unida e participativa. A atuação junto ao Sindicato fortalece as pautas coletivas evitando a divisão entre os trabalhadores e a falta de isonomia.