HJK – trabalhadores no Conselho

Trabalhadores do Júlia elegem seus representantes para o Conselho de Saúde do Hospital

Efetivos e suplentes

Servidores eleitos para Conselho de Saúde do HJK – efetivos e suplentes – com representantes dos Conselhos Municipal de Saúde de BH e Distrital do Barreiro

Mesmo existindo um Conselho de Saúde do HJK há mais de 30 anos, os trabalhadores do Hospital não tinham o conhecimento da importância deste espaço no hospital no controle social- mesmo porque nem havia divulgação. Em 2011, os trabalhadores começaram então uma participação ainda tímida neste Conselho. Em 2013, os trabalhadores se organizaram juntamente com o Sind-Saúde e elegeram os trabalhadores na representação deste segmento no Conselho do hospital. No entanto, várias manobras foram efetuadas impedindo a posse dos trabalhadores eleitos e, mantendo no Conselho, pessoas que não foram eleitas, inclusive na mesa diretora.

Uma dura batalha foi travada para assegurar o direito aos trabalhadores eleitos culminando em uma denúncia ao Ministério Público que, intervindo, exigiu o cumprimento da lei com a participação dos trabalhadores. Mesmo assim, a determinação não foi cumprida.

Com surpresa, os trabalhadores tomaram conhecimento de que no dia 02 de abril de 2016 seria realizado um seminário para recomposição do Conselho. Foi então que os servidores se organizaram para que fosse feita uma assembleia do segmento para eleição dos trabalhadores do HJK.
E, mais uma vez, para a surpresa dos servidores, foi afixado um documento apócrifo chamando para uma reunião em uma sala anexa à direção do Hospital, convocando os trabalhadores para uma eleição para o Conselho – mesmo sendo a data uma Sexta-Feira da Paixão.

Os trabalhadores se organizaram e comunicaram à direção o fato, compareceram ao local indicado, fizeram uma lista de presença e aguardaram para saber quem seriam os responsáveis pela condução da reunião. No entanto, ninguém compareceu ao local.
Dias depois, novamente foi afixado no interior do Hospital documento convocando assembleia dos trabalhadores no mesmo local – agora já com a assinatura do documento.

Os trabalhadores, então, desconhecendo tal “entidade”, que se intitula Saleth, realizaram hoje, terça-feira, 29/03, sua Assembleia com a presença de seu Sindicato representativo e representantes do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte e do Conselho Distrital do Barreiro elegendo os trabalhadores que os representarão no Conselho de Saúde do Hospital Júlia Kubitscheck.

Confira os nomes dos membros efetivos e suplentes que representarão os trabalhadores no Conselho de Saúde do Júlia:

Efetivos:
Neuza Pereira de Freitas – Maternidade
Gilberto Leão Fragoso – Unidade de Emergência
Wiliam Henrique Dutra E. Oliveira – CTI Adulto
Fernanda Rodrigues de Souza – Unidade de Emergência
Maria Aparecida de Almeida – CTI Adulto

Suplentes:
Camila Lustrosa Soares – Núcleo de Risco
Gilberto José Oliveira – Arquivo
Marilaine M. L. D. Oliveira – Guichê I
Dilma Mendes de Almeida – Unidade de Emergência
Fernanda Karina de Jesus Ferreira – Unidade de Emergência

Vota

Momento da votação

Cida Ester e Cristina

Aparecida Rodrigues e Cristina Teodoro, do Conselho Municipal de Saúde de BH e Ester Barbosa (centro) do Conselho Distrital do Barreiro, durante Assembleia desta terça, 29.

Erico conta

Érico Colen, diretor representante do Sind-Saúde na Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, confirma votação

Apócrifo

Acima, documento apócrifo convocando os trabalhadores para eleição do Conselho do HJK