Olhar do trabalhador

Técnica de enfermagem cria dispositivo de ostomia que poderá inovar no cuidado de pacientes

Após observar por anos os usuários de saúde do Hospital Julia Kubistchek que precisaram passar por uma cirurgia de colostomia – procedimento que faz uma abertura na parede do abdômen para um novo caminho das fezes – a técnica de enfermagem Wilma Paiva pensou uma maneira de melhorar a vida dos pacientes que precisam usar a bolsa. A criação da técnica de enfermagem ainda aguarda a patente para ser divulgada, mas já promete revolucionar o manejo dos trabalhadores e pacientes com o equipamento. A ideia além de facilitar a vida do paciente poderá diminuir o risco de infecções, já que a troca das bolsas será mais prática, segunda Wilma.

Wilma

A criação foi vista com entusiasmo pelos trabalhadores da saúde. Wilma afirma que teve a ideia após conversar com os pacientes que relataram desconforto com as trocas. Com o projeto ainda na cabeça, a técnica de enfermagem começou a desenhar até chegar no material final que hoje é estudado por investidores mundiais.

Ao contar sobre a criação, Wilma sempre destaca o apoio que teve dos colegas de trabalho. A finalização do projeto também teve ajuda da estudante de engenharia de produção, Ana Paula Campos.

A diretora do Sind-Saúde/MG, Neuza Freitas, comemora o feito de Wilma e chama atenção para valorização da classe trabalhadora. Para ela, o exemplo de Wilma mostra que com capacitação e incentivo os trabalhadores podem construir melhorias no desenvolvimento do trabalho, pois conhecem a rotina dos serviços em saúde.

Neuza lembra ainda que a Fhemig quase perdeu a profissional que hoje apresenta a invenção. Durante o movimento grevista de 2012, Wilma foi demitida, mas conseguiu retornar a seu posto de trabalho porque aguardava nomeação como concursada.

O Sind-Saúde conversou com Wilma Paiva sobre sua inovação. Veja o vídeo: