Galba Ortopédico volta a funcionar

Mobilização vence e Fhemig entrega documento com a suspensão do fechamento do hospital

A ocupação feita por trabalhadores(as) da saúde para salvar o Hospital Galba Veloso terminou nesta quarta-feira (16/08) com uma importante vitória. A desocupação só aconteceu após a leitura do documento assinado pelo Procurador do Estado de Minas Gerais Gustavo Brugnoli Ribeiro Cambraia em que transcreve a solicitação do presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell, com a suspensão do fechamento do Galba Ortopédico. O documento foi recebido pelos trabalhadores(as) e pacientes do hospital com alegria e entusiasmo.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) parabenizou a categoria que saiu em defesa do SUS e alertou para manter a organização, já que no documento um novo prazo foi estipulado que prevê seis meses para uma decisão ser anunciada. Estiveram presentes na desocupação representantes de entidades e movimentos que acompanharam a luta vitoriosa dos(as) trabalhadores.

Os(as) trabalhadores e a direção do Sindicato aproveitaram o momento da desocupação para refletir sobre a importância da unidade que os(as) trabalhadores(as) tiveram. Mesmo após o presidente da Fhemig ter assumido o compromisso de não fechar o hospital na última quinta-feira, os(as) servidores(as) fizeram questão de aguardar um documento oficial para realizar a saída do movimento do hospital. O documento só chegou nesta quarta-feira e enquanto isso os(as) trabalhadores receberam visitas de conselhos de classe, conselheiros de saúde, lideranças políticas, dentre outros apoiadores do movimento.