Paralisação com indicativo de greve

Na manhã desta quarta-feira, 30/03, trabalhadoras e trabalhadores da saúde se reuniram no pátio da Assembleia Legislativa e decidiram: direitos garantidos ou greve!

Assembleia 30 destaqueOk

Mais um momento em que trabalhadores e trabalhadoras da saúde se uniram para definir os próximos passos da jornada de lutas deste ano. Na manhã desta quarta-feira, 30/03, foi realizada mais uma assembleia geral dos(as) servidores(as) da saúde.

Durante a Assembleia foi repassado o andamento das negociações com o governo com relação às pautas apresentadas após a última assembleia. Sobre a redução da jornada, os dados técnicos ainda estão sendo levantados e o Sind-Saúde ressaltou que a luta é para que essa conquista seja garantida até o mês de julho.

Sobre as demais pautas, o Sind-Saúde denunciou que o governo não tem demonstrado responsabilidade com essas reivindicações. Pairou um clima de indignação durante a assembleia, já que foi relembrado que este governo foi eleito assumindo compromissos com a saúde e agora não prioriza esse direito fundamental.

Assembleia 30 destaque

Outra denúncia feita pelo Sind-Saúde é com relação ao permanente discurso do governo com relação à crise.  A escolha feita pelo estado é jogar nas costas do trabalhador os problemas econômicos, enquanto as grandes corporações, como as mineradoras, seguem “reinando” nas Minas Gerais.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016 também foi tema da Assembleia. Enviado no último dia 22 de março pelo governo federal ao Congresso Nacional, o projeto representa um ataque aos direitos dos servidores e do serviço público, com medidas de contenção de custo que, se aprovadas, vão representar um verdadeiro retrocesso para o funcionalismo público nas três esferas de governo. O Sind-Saúde chamou a todos a denunciar esse projeto, exigindo do governo estadual um posicionamento contra o PLC.

Os deputados estaduais Dr.Jean Freire e Rogério Correa também participaram da Assembleia e se comprometeram a seguir na defesa dos direitos da saúde e dos trabalhadores(as). Dr.Jean se comprometeu a chamar uma audiência na ALMG para debater as 30 horas e o plano de carreira.

Assembleia30 deputados

Mobilizar para transformar

Frente ao atual cenário, em que o governo não atende às históricas reivindicações da saúde, os trabalhadores(as) votaram por realizar no próximo dia 13 de abril uma nova assembleia, com paralisação e indicativo de greve. Para a expressiva maioria que estava presente, somente a resistência e a luta dos próprios servidores podem transformar essa realidade. Os diversos rostos expressavam indignação por lutar tanto para conquistar o que deveria ser de direito dos(as) que constrói dia a dia a saúde do estado. Mas também rostos que expressam força para seguir em frente nesta batalha.

Assembleia 30 a

Augas

Outro encaminhamento apresentado pelos trabalhadores(as) do cargo de Auxiliares de Apoio à Gestão e Atenção à  Saúde (AUGAS) foi uma reunião específica da categoria no dia da próxima assembleia geral. Foi colocado o grave descaso do governo com esses trabalhadores, que em muitos casos chegam a ganhar menos que um salário mínimo.

Assembleia 30 b

Vamos à luta, unidos somos fortes!

Assembleia 30 c

Assembleia 30 e