Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador promove colóquio e audiência pública na quinta

A saúde e a segurança dos trabalhadores serão debatidas na quinta-feira (26) em dois eventos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na parte da manhã, o auditório da Escola do Legislativo, que fica na Praça da Assembleia, receberá o colóquio “Trabalho e agravos à saúde do trabalhador em Minas Gerais. Problemas e perspectivas”.

A partir das 14 horas, audiência pública no Teatro da ALMG discutirá “Saúde e Segurança do Trabalhador”.

Os debates são iniciativa do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalho, pela passagem do Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalhos, celebrado no dia 28 de abril.

O Sind-Saúde estará presente em ambos os eventos e reivindica, dentre outros pontos, melhoria das condições de trabalho, redução da jornada para 30 horas semanais, respeito aos direitos trabalhistas e ações de prevenção e proteção aos trabalhadores.

Outros eventos

O Fórum também realizará, desta segunda-feira (23) até 2 de maio, várias manifestações com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o drama dos acidentes de trabalho e cobrar dos governos e da iniciativa privada medidas mais concretas e eficazes de proteção para os trabalhadores.

O Fórum denuncia que os números de acidentes e doenças ocupacionais crescem a cada ano que passa, diante de um descaso patronal e uma inércia dos órgãos públicos que não têm explicação.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, no ano de 2010, ocorreram 525.206 acidentes de trabalho registrados com Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) no Brasil, representando cerca de 1.439 acidentes por dia (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2010). Em Belo Horizonte, segundo a mesma fonte, ocorreram 9.926 acidentes com CATs registradas e 24 óbitos no mesmo período.

O Fórum aponta que, mais metade dos acidentes de trabalho no Brasil não são notificados e, como consequência, não são feitas CATs. Portanto, os números reais são ainda muito maiores que os oficiais.

Programação

23/4– Ato Público pelas Condições de Trabalho na Indústria da Construção, em Belo Horizonte, em frente ao estádio Mineirão, no início da manhã.

25/4- Ato Público em Memória das Vitimas de Acidentes a serviço da Cemig, no Centro Comercial de Contagem, também no início da manhã.

26/4- Manifestação na porta de fábrica da base dos Metalúrgicos BH/Contagem, em Contagem.

26/4- Colóquio do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais – “Trabalho e Agravos à Saúde do trabalhador em Minas Gerais: problemas e perspectivas”, de 8h30 às 12 horas , na Escola do Legislativo – ALMG

Inscrições: Até 25 de abril pelo e-mail: cntimg@yahoo.com.br

– Audiência Pública na Assembleia, Solenidade do 28 de abril – Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho” – requerida pelo deputado Celinho do Sinttrocel, de 14 às 17 horas, no Espaço Político Cultural da ALMG.

– Homenagem aos lutadores pela saúde do trabalhador : em especial, à Dr.ª Elizabeth Costa Dias.

2/5 – Audiência Pública da Cemig, na ALMG – requerida pelos deputados Celinho do Sinttrocel e Rogério Correia

Com informações do Portal Minas Livre