Nada para 2014

Governo diz que não concederá nada este ano e saúde entra em estado de greve

Imagem 3

Até o dia 8 de abril os servidores da saúde farão mobilizações periódicas para organizar a categoria, se o governo não apresentar proposta, e votarão no dia 9 de abril se entram em greve por tempo indeterminado. Até lá, os trabalhadores estão em estado de greve, um alerta para o governo não colocar em prática seu discurso atual: não conceder nada no ano de 2014. A decisão tomada pela categoria em assembleia geral dos servidores da saúde ocorreu após o anúncio do governo que não fará a antecipação da negociação, o que garantiria viabilidade legal devido ao ano eleitoral.  O comunicado foi dado durante reunião do Comitê Estadual de Negociação Sindical (CONES) nesta terça-feira (25) na Cidade Administrativa.

O Sind-Saúde/MG havia reivindicado a antecipação da negociação, em especial, para a reestruturação da carreira do sistema Estadual da Saúde  e a promoção por escolaridade a fim de garantir que o período eleitoral não interfira na garantia do direito. O assunto seria discutido nesta reunião do Cones, mas a subsecretária de gestão de pessoas da Seplag, Fernanda Neves, repassou que além de não antecipar a discussão, nada será concedido no período de abril a dezembro deste ano. Isso significa que, na concepção do governo, mesmo a discussão prevista para setembro sobre o reajuste da data-base, só poderá entrar em vigor em janeiro de 2015. Nesta lógica, mesmo que os trabalhadores tenham algum ganho, o governo não admite nem o retroativo a data-base de outubro.

Com a resposta, o diretor do Sind-saúde Renato Barros se retirou da reunião mostrando sua indignação com a postura do governo e se juntou aos trabalhadores da saúde que aguardavam o resultado na entrada do prédio Gerais, na Cidade Administrativa. Os trabalhadores aprovaram o estado de greve, indicaram as paralisações por local de trabalho e apresentaram a data para a nova assembleia que votará a greve, caso o governo não apresente proposta concreta. A Assembleia dos Trabalhadores da Saúde será no dia 9 de abril, mesma data que diversos sindicatos convocam paralisações nacionais e as Centrais Sindicais organizam a Marcha da Classe Trabalhadora.

Desde que foi criado, o Cones (Comitê de Negociação Sindical) não conseguiu dar respostas às negociações. Os sindicatos presentes na reunião desta terça criticaram a falta de resolutividade do espaço que surgiu como promessa do governo de negociação.

Durante esta reunião, a quebra de braço com os sindicatos começou com a definição da pauta. A subsecretária de gestão de pessoas insistiu que estava apenas repassando o informe sobre a decisão do governo de não antecipar nenhuma discussão. Os representantes sindicais questionaram a forma arbitrária que se mantem a reunião.

Os representantes dos trabalhadores disseram não abrir mão de uma nova proposta para a promoção por escolaridade e repudiaram os três anos de reajuste zero que o governo quer impor desde que criou a política remuneratória.

Mesmo a resposta dada a pauta de reivindicações específica da saúde, os trabalhadores se revoltaram e não aceitam esta intransigência deste governo do choque de gestão.

Ao final da reunião do CONES, foi discutido a regulamentação da liberação de representantes sindicais. Foi informado também que na próxima reunião, agendada para abril, terá a presença da Secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

Rádio Peão

Logo após a definição dos trabalhadores em assembleia, o resultado da votação já era sabido na reunião do Cones. Ao solicitar o retorno, inclusive para informar a decisão da categoria, Renato Barros foi inicialmente proibido de entrar na reunião pela subsecretária Fernanda Neves. A postura de Fernanda incomodou sobretudo a presidente da CUT-Minas e coordenadora geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira. Com a intervenção de Beatriz e a ameaça de também se retirar da reunião, Fernanda Neves voltou atrás e autorizou a entrada do representante do Sind-Saúde/MG.

Trabalhadores da saúde, fiquem atentos às paralisações sazonais que terão inicio na próxima semana. O SInd-Saúde/MG irá divulgar o calendário das paralisações. Vamos mobilizar a categoria e dizer ao governo que não aceitamos tamanho desrespeito.

NOVA ASSEMBLEIA: 9 de abril (quarta-feira)

Imagem 11

Assembleia 18