Encontro em Montes Claros homenageia 50 anos de projeto que é considerado o embrião do SUS

Em uma iniciativa dos servidores da regional de saúde de Montes Claros, foi realizado na sexta-feira (22/09) uma cerimônia para comemorar os 50 anos do Projeto Montes Claros, pioneiro no movimento sanitarista do Brasil e considerado um marco para criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Saúde para Todos foi implantado por técnicos da SRS de Montes Claros em 1975 para atender as demandas da população na região.

Estiveram presentes na homenagem dois ex-ministros que na época também participaram do projeto, Agenor Alves da Silva e Saraiva Felipe. “O Projeto Montes Claros deu início a todas as discussões que houveram sobre os principais mandamentos do SUS”, salientou Agenor Alves da Silva em entrevista a TV local.

Ao longo de sua existência, o projeto conseguiu alcançar mais de 40 municípios daquela região, ampliando a cobertura da assistência à saúde da população com base na medicina comunitária. Com as ideias de uma saúde para todos em 1986 foi realizada em Brasília (DF) a VIII Conferência Nacional de Saúde, que deu suporte para a criação em definitivo do SUS, por meio da Constituição Federal de 1988.