Festival da Loucura celebra a vida e rebate o preconceito

Começou nesta quinta-feira, 15 de julho, a quinta edição do Festival da Loucura de Barbacena, que tem por objetivo promover a cidadania, rejeitar o preconceito e reivindicar a aceitação das diferenças. E tudo isso é realizado através da arte e da coexistência pacífica, com apresentações culturais, debates, palestras, brincadeiras e exposição de trabalhos científicos. Toda a programação é gratuita.

Entre as atrações culturais dessa edição, destaque para o espetáculo com o Teatro de Bonecos Giramundo, a palestra do poeta Ariano Suassuna e o show do cantor e compositor Zeca Baleiro. Mais uma vez, quem quiser emitir sua “carteirinha de louco” basta fazer um exame com um médico (também louco) para avaliar o grau de sua loucura. Na programação científica, vários trabalhos acadêmicos, mesas redondas e palestras discutirão a saúde mental e a situação do louco e da loucura no Brasil. Além disso, a Lei da Reforma Psiquiátrica nº 10.216/2001, que direciona os esforços para a luta antimanicomial, será apresentada e discutida pelo seu autor.

O Festival, que acontece de 15 a 18 de julho, é uma realização da Prefeitura de Barbacena, em parceria com a Empresa de Turismo de Barbacena (Cenatur), Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Departamento Municipal de Saúde Pública (Demasp) e Secretaria de Estado de Saúde. Para conhecer a programação completa e obter mais informações, acesse o site oficial do evento:www.festivaldaloucura.com.br .