Servidores da saúde aprovam reivindicação de 30,79% de reajuste salarial e aderem a paralisação estadual

Os servidores do Sistema Estadual de Saúde se reuniram em Assembleia Geral na manhã desta quarta-feira (09/8) e aprovaram dez pontos de reivindicação, dentre eles a recomposição salarial e o plano de carreira. A intenção da categoria é promover o debate e negociação junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O cálculo para o percentual de 30,79% é referente a soma das perdas salariais dos últimos anos sem reajuste e o impacto da inflação sob a remuneração dos servidores. O reajuste do próprio salário pelo governador Zema em 300% foi alvo de críticas dos trabalhadores frente a defasagem salarial dos servidores da saúde. A Assembleia da categoria aconteceu no Espaço Democrático José de Oliveira, na ALMG.

Além do reajuste e do piso salarial, os trabalhadores pedem a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais; regulamentação do Piso da Enfermagem, dentre outros (confira todos os pontos abaixo). Os servidores da saúde também aprovaram a Paralisação do Sistema Estadual de Saúde e Unimontes no dia 29 de agosto de 2023 com o conjunto das entidades do funcionalismo na luta pela reposição das perdas salariais.

Veja abaixo todos os pontos aprovados que deverão ser enviados ao governo Zema pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG):

1) Reajuste Salarial – 30.79%.
2) Não à privatização dos serviços públicos de saúde em MG.
3) PCCS (Carreira Única) – Aprovação e implantação.
4) Regulamentação do Piso da Enfermagem.
5) Manutenção da jornada 12 x 60 no SUS/MG com modificação da Resolução Conjunta Seplag/Fhemig nº 10.730/23, garantindo a jornada 12 x 60.
6) Defesa do IPSEMG, garantia de investimentos no Instituto.
7) Não ao Regime de Recuperação Fiscal.
8) Redução da jornada de 40hs para 30hs semanais.
9) Criada a Frente das Entidades das Secretarias, Autarquias e Fundações contra o Desmonte do Serviço Público.
10) Federalização da FUNED.
Paralisação da FUNED no dia 18 de agosto de 2023 – Audiência Pública.