Convênio do SUS em Patos

Questionamento feito ao convênio é uma das várias atividades que o Sind-Saúde tem empreendido em Patos de Minas

convenio-unipam-upa-c1 foto patos hoje

Foto: Patos Hoje

Na audiência pública realizada nesta quinta-feira (07) na Câmara dos Vereadores de Patos de Minas, diretores do Sind-Saúde e trabalhadores da saúde questionaram o convênio que será realizado entre a prefeitura e o Centro Universitário Patos de Minas (Unipam), pois o município está deixando das mãos de uma entidade privada – que, inclusive, tem o secretário de saúde municipal como um de seus diretores – serviços exclusivos da administração pública, como é o caso do SAMU e da UPA.

O convênio tem o parecer favorável da Câmara e deverá ser aprovado em plenário no dia 14 de março, mas o diretor do Sind-Saúde e representante do Conselho Estadual de Saúde, Paulo Carvalho ressaltou que tinha que ter sido uma discussão no Conselho Municipal de Saúde e que o contrato tem que esclarecer melhor as responsabilidades de cada uma das partes. “Um absurdo é também o Conselho Gestor que vai administrar o Centro Clínico, que só possui representantes da Prefeitura e do Unipam, excluindo sindicatos e a sociedade”, disse Paulo.

As críticas realizadas durante a audiência pública conseguiram pelo menos melhorar alguns pontos. A exclusividade de estágios no Centro Clínico para estudantes do Unipam, por exemplo, não deverá ser mantida. Além disso, os trabalhadores demonstraram que estão mobilizados e que não aceitarão passivamente as imposições da prefeitura.

Aumenta força e representação do Sind-Saúde em Patos de Minas

Nos últimos meses, o Sind-Saúde, através do Núcleo Regional e da diretoria de assuntos do interior, intensificou as ações na cidade de Patos de Minas e a repercussão da participação, organização e mobilização dos trabalhadores tem sido grande e já tem gerado avanços.

No início, o Sind-Saúde representava apenas os servidores estaduais, mas a mais ou menos um ano começou a representar os trabalhadores municipais da saúde de Patos – primeiro através dos ACS e ACE e agora recebe a adesão dos demais profissionais da saúde.  O intuito do Sind-Saúde é fortalecer os trabalhadores da saúde de Patos – independente de serem do Estado ou do município – e, com isso, fortalecer a prestação dos serviços de saúde na cidade.

Dentre as reivindicações dos trabalhadores que estão sendo buscadas pelo Sind-Saúde, destaque para concurso público, insalubridade, plano de carreira para todos os trabalhadores, não privatização da UPA, regularização da situação jurídica dos ACS e ACE, auxílio transporte para os ACS e ACE da zona rural, melhoria das condições de trabalho em todas as unidades (incluindo o Hospital Regional Antônio Dias, o Hemocentro e a Gerência da Secretaria de Saúde), além de todas as reivindicações que estão sendo discutidas pelo Sind-Saúde com o governo de Minas.

No dia 18 de março,  às 18hs, o Sind-Saúde se reunirá com o secretário de saúde para discutir os pontos específicos dos servidores municipais da saúde.

A participação do Sind-Saúde e as discussões nas últimas assembleias, reuniões e audiências públicas, demonstram a importância do Sindicato e da união dos servidores na defesa dos direitos dos trabalhadores, de melhores condições de trabalho e das políticas públicas de saúde.