Conferência Estadual de Saúde

Lançamento para imprensa da 8° Conferência Estadual de Saúde aconteceu nessa manhã

conferencia estadual plateia

Foi realizado, nessa segunda-feira (13/07), o lançamento para a imprensa da 8° Conferência Estadual de Saúde. O evento contou com a participação de membros do Conselho Estadual e Nacional de Saúde, além de jornalistas que estão participando do plano de comunicação da conferência. 

O objetivo do encontro, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES –MG), é tornar o Controle Social no SUS acessível para a sociedade, através do acesso a informação e democratização da comunicação em saúde pública. Conceição Resende alertou para o fato de que as pessoas só conhecem notícias ruins do SUS e que muitas coisas boas que ele trouxe são deixadas de lado pela mídia, como a queda da mortalidade infantil.

Lourdes Machado, do Conselho Estadual de Saúde, falou da criação da logomarca da Conferência Estadual, que tenta contemplar a diversidade das populações que são minorias e que precisam de atenção especial para serem melhor atendidas no SUS. Além disso, ela informou que 30% das vagas da Conferência serão destinadas aos movimentos sociais, para que esses segmentos sejam incluídos e possam ser discutidos.

conferencia estadual mesa

Renato Barros, Conselheiro Nacional de Saúde e diretor do Sind-Saúde, também esteve presente no evento compondo mesa e falou da importância dos espaços de controle social para definir uma política de saúde. Ele lembrou que tudo o que se tem hoje no Sistema Único de Saúde foi conquistado com muita luta, por isso da importância da participação popular em novas conquistas.

Em seguida, Fausto Santos, Secretário de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde afirmou que as conferências são momentos históricos, pois os seus resultados são sínteses e agregam na construção do sistema único de saúde.

O Sind-Saúde/MG participa de várias conferencias distritais e municipais, contribui na eleição de delegados e propostas que serão levadas para a Conferencia Estadual de Saúde, que ocorre em setembro, e a nacional em dezembro. A defesa dos direitos dos trabalhadores é um dos temas das conferencias neste ano.  



conferencia estadual