Sai escala de pagamento de setembro

Pela mobilização e pressão da última assembleia da SES, Funed e ESP governo apresenta uma contraproposta a isonomia solicitada pelos trabalhadores

Imagem 1 Núbia

Em meio a pressão dos servidores que foram ainda mais prejudicados com as regras de parcelamento dos salários, o governo de Minas convocou uma reunião hoje (10) com os sindicatos do funcionalismo público para tentar responder a onda de descontentamento. A demanda dos trabalhadores é de pagamento isonômico para todo o funcionalismo, mas o governo anunciou uma alternativa e criou uma parcela intermediária para os servidores da SES, ESP e Funed como complemento ao pago aos servidores da Fhemig e Hemominas. Na nova regra, o pagamento da primeira parcela acontecerá na sexta (13) de duas formas: segundo o governo, os servidores da Fhemig, Hemominas, Ipsemg e segurança pública receberão R$3mil. Já os trabalhadores da SES, ESP, Funed e demais carreiras do Estado receberão R$2 mil e uma espécie de complementação de R$1mil no dia 20 de setembro (veja abaixo a tabela).  As demais parcelas seguirão com pagamentos separados (na área da saúde, Fhemig, Hemominas recebem o restante do salário no dia 26 e os demais servidores no dia 28). Durante a reunião com os sindicatos o governo garantiu que não terá o já conhecido atraso das datas anunciadas e afirmou também que pagará os aposentados e pensionistas nas mesmas escalas.

Apesar de ser uma resposta às mobilizações dos servidores, o anúncio não chega a ser uma conquista para os servidores. Em assembleia conjunta dos trabalhadores da SES, ESP e Funed a categoria havia decido que poderiam paralisar os trabalhos caso o pagamento não acontecesse na mesma data para todos. A nova escala de pagamento totaliza 82% dos servidores do Estado de Minas Gerais contra 75% do mês anterior e colocando todos os servidores na faixa de R$ 3.000,00. Antes, seria prerrogativa somente da Segurança Pública, Fhemig e Hemominas. Hoje, a inclusão do Ipsemg, quase 4 mil servidores, foi um avanço, pois afeta diretamente todos os servidores do Estado com uma possível falta de atendimento.

Negociação com o governo

A decisão de hoje aconteceu após o governo apresentar uma proposta de escala de pagamento inaceitável em reunião anterior (quinta, 6/9).  Assim, o Sind-Saúde propôs que se o governo não mostrasse a intenção em melhorar a situação, já caótica dos servidores da saúde, não haveria negociação. Os demais sindicatos apoiaram.

O Sindicato apontou ao governo o transtorno na vida dos servidores não recebem dentro da data divulgada no escalonamento, provocando um atraso do atraso. Muitos trabalhadores vivem a angustia de consultar seus saldos de hora em hora, ou de minuto em minuto, para verificar se o pagamento foi efetuado. Os sindicalistas também relataram situações de servidores em municípios onde não há bancos e os mesmos precisam se deslocar passando um dia em outra cidade à espera do pagamento que nem sempre chega.

Uma importante conquista da comissão é que o governo se comprometeu a tratar isonomicamente os servidores da ativa, aposentados e pensionistas. No próximo dia 21 de setembro, a comissão se reunirá de novo com o governo para verificar a melhoria dos repasses financeiros com o objetivo de pressionar a gestão na antecipação da data da última parcela do pagamento que será no dia 28 de setembro. Confira quadro abaixo com as datas da escala de setembro.

Para os servidores do IPSEMG, FHEMIG, HEMOMINAS e Segurança Pública:

13/9 (quinta-feira): 1ª parcela de até R$ 3.000.

26/9 (quarta-feira): 2ª parcela restante do salário.

Para os demais servidores da saúde:

13/9 (quinta-feira): 1ª parcela até R$ 2.000
20/9 (quinta-feira): complemento de até R$ 1.000
28/9 (sexta-feira): restante do salário.

Obs.: Incluindo os aposentados e os pensionistas.