Colônia em situação precária

Sind-Saúde/MG esteve no Hospital Colônia e visualizou cenas trágicas e divergentes com a palavra da Fhemig.

 

Uma nota publicada no jornal ‘Super Notícia’ nesta quinta-feira (06) relata a queixa de falta de profissionais no Hospital da Colônia Santa Isabel. Em resposta FHIEMG informou que o quadro de funcionários se mantém estável. Porém, o Sind-Saúde/MG esteve no local e as cenas se divergem totalmente com a informação passada pela assessoria de imprensa da Fundação. A situação no hospital se encontra precária com irregularidades no quadro de profissionais, alas desordenadas e até mesmo profissionais e pacientes expostos ao perigo.

 

Parecido mais como um cenário de filme de terror do que um hospital, atualmente o Hospital Orestes Diniz, conhecido como Hospital Colônia Santa Isabel, situado na cidade de Betim/MG, se encontra com diversas irregularidades, como falta de trabalhadores e sem infraestrutura para exercer atendimentos.

 

Em uma sala de emergência foi visto cinco leitos necessitados de apoio individual, sob o atendimento de apenas um profissional técnico. Na mesma sala se encontrava um paciente intubado indevidamente exposto aos outros pacientes.

 

Falta de Organização


Salas indevidamente próximas uma da outra, como o necrotério próximo da sala de enfermaria, igualmente da sala de descanso dos trabalhadores – em estado de calamidade -, ao lado da sala de SND (Serviço de Nutrição e Dieta – Organização de Dietas), ao lado ainda de um banheiro com um container de roupas sujas e objetos contaminados.

 

Em caso de emergência (Parada Cardíaca) em algum dos pacientes, todos os trabalhadores no momento desviam sua atenção para aquele paciente em estado de risco, deixando os outros pacientes indevidamente sozinhos. Em outra sala de emergência é visto a soma de dez pacientes sendo atendidos por apenas dois técnicos que também atendem as demais salas do setor. Dentre os pacientes se encontra mais uma vez um deles em estado gravíssimo, intubado e com a necessidade de assistência exclusiva, atualmente inexistente.

 

Profissionais sob ameaça

 

O Sind-Saúde/MG possui documentações com relatos de trabalhadores e boletins de ocorrência declarando inconformidades que extrapolam o que é previsto pela resolução do Conselho da categoria. Dentre as documentações estão arquivadas cartas da própria coordenação de enfermagem do hospital informando que o local está com deficiência de auxiliares técnicos de enfermagem.

 

Expostos ao perigo

 

A falta de segurança com os trabalhadores é perceptível em todas as alas do hospital. Trabalhadores estão expostos aos riscos de agressão sem nenhuma proteção ou se quer divisórias que possa separar os trabalhadores dos doentes e ainda da gestão. Todos se encontram em junção na mesma ala.

 

Falta de Seguranças


O local sem apoio de seguranças segundo relato dos trabalhadores já foi invadido por ladrões por várias vezes que abordaram pacientes e os profissionais. O trajeto sem iluminação, por onde os assaltantes tiveram acesso é o mesmo local por onde os trabalhadores passam para ir para o vestuário e consequentemente deixarem a Colônia no fim do expediente.


O Sind-Saúde/MG a fim de uma resolução, esteve no local e diante de tamanha indignação decidiu ir em busca de resposta por parte do Ministério Público. Encaminhamos a denúncia ao MP Estadual e ao MP de Betim, a fim de reverter a situação devastadora que se encontra no Hospital Colônia Santa Isabel. Pacientes e trabalhadores estão em um jogo sem solução á vista. Mas o sindicato está acompanhando a fim de conquistar a reversão de um local que se necessita de tranquilidade e respeito para com os trabalhadores.

IMG 1375

IMG 1414

IMG 1415

IMG 1427IMG 1428

IMG 1429