Sindicato procura mediação do legislativo para revogar resolução que altera jornada de trabalho

A mobilização dos trabalhadores da Fhemig contra as resoluções que aumenta a jornada de trabalho e retira o direito de mães com filhos com deficiência tem dado resultados. Após assembleia da categoria, organizada pelo Sind-Saúde/MG nesta terça-feira (06) em frente ao Hospital João Paulo II, foi aprovado que uma comissão de representantes dos trabalhadores se encaminhasse à Assembleia Legislativa (ALMG) para ampliar os canais de negociação. Nesta quarta (07) a Resolução 68 que dificultava a redução da jornada para servidoras responsáveis por pessoa com deficiência foi revogada e a Resolução 10.688 é objeto de pauta entre representantes da Seplag e parlamentares do bloco Democracia e Luta.

A reunião de negociação foi encaminhada durante o diálogo aberto no legislativo. Enquanto os trabalhadores estavam reunidos em assembleia no HJPII, o líder de governo na ALMG, Gustavo Valadares (PMN) se propôs a receber representantes dos servidores da Fhemig a pedido do deputado Jean Freire (PT). O encontro com o líder de governo aconteceu na tarde da terça-feira (06) e estiveram presentes diretores do Sind-Saúde, da Asthemg e servidores da Fhemig.

Além do avanço na revogação da Resolução 68, a expectativa é que a movimento dos trabalhadores e as estratégias de negociação façam cair a Resolução que aumenta a jornada de trabalho e tem gerado revoltas nas unidades hospitalares. Trabalhadores denunciam que chegaram a ter descontos de uma hora de trabalho por baterem o ponto com minutos de diferença do horário. A reunião que acontece com a Seplag na tarde desta quarta (07) tem a intermediação dos deputados do bloco da minoria, Bella Gonçalves (Psol), Jean Freire (PT) e Leleco Pimentel (PT). Na segunda-feira (12) uma nova reunião de negociação às 16h30 no Bloco da Maioria na ALMG.