Bloco do SUS: Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS é lançada durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais

Um bloco nacional integrado, com representação parlamentar e da sociedade civil, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é objetivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS que reuniu centenas de pessoas em seu lançamento nesta segunda-feira (29) em Belo Horizonte. O evento aconteceu como pontapé inicial da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais – Conselheiro Paulo Venâncio de Carvalho. Antes da abertura da Conferência, o auditório do Minascentro foi tomado por delegadas e delegados da Conferência, lideranças políticas e populares, parlamentares de todos os entes federados. A intenção é colocar na pauta do dia propostas de fortalecimento e financiamento do SUS.

Coordenada pela deputada federal Ana Pimentel, a Frente tem recebido apoio de diferentes setores sociais. A parlamentar ressaltou a importância desse movimento amplo. “Essa é uma Frente que se propõe popular, que se constrói junto com as universidades, movimentos sociais, com os conselhos municipais de saúde porque sabemos que o projeto do SUS envolve todos e todas”, destacou Ana Pimentel. A Mesa de abertura refletiu essa proposta. Além de parlamentares, estiverem presentes representantes de universidades, como a reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida e o reitor da UFLA João Chrysostomo de Resende Júnior, representante do Ministério Público de Minas Gerais, representantes do Ministério da Saúde, entidades populares como Movimento dos Sem Terra (MST), a Associação Brasileira dos Médicos pela Democracia e Associação de Médicos Populares, sindicatos, dentre outros.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) Lourdes Machado também ressaltou o compromisso social em defesa do SUS. “A proteção e a promoção à saúde são de responsabilidade pública, o que implica participação e controle social permanente”, afirmou Lourdes Machado.

Na mesa de lançamento, a pluralidade da defesa do SUS nas casas legislativas também estava representada. Falaram a favor da iniciativa, o vereador de Belo Horizonte Bruno Pedralva, os deputados estaduais Cristiano Silveira, dr.Jean Freire, Bella Gonçalves, Lohanna França, Macaé Evaristo e da bancada federal mineira estiveram presentes o deputado Rogério Correia, Pedro Aihara e a coordenadora da Frente, Ana Pimentel.

Acompanhe mais sobre a Conferência