Conquista dos Agentes: ACSs e ACEs de Lagoa Santa passam receber retroativo do piso de 2014

Após anos de luta pelo pagamento do piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, finalmente os trabalhadores do município de Lagoa Santa começaram a receber o retroativo do piso salarial do ano de 2014 e 2015.

A conquista veio após o departamento jurídico do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde) entrar com ação na justiça para que o retroativo do piso passasse a ser pago. Outros municípios também tem ações que tramitam na Justiça sobre o assunto, são eles Crucilândia e Pedro Leopoldo.

A diretora do Sindicato, Lionete Pires chama atenção para a importância de sindicalização e do trabalhador contar com um espaço que representa e defende a classe trabalhadora. Lionete faz esse contraponto com comercialização de ações judiciais que objetivam muitas vezes apenas o lucro de advogados. “É importante fortalecer a relação de confiança que se estabelece entre a direção do Sindicato, advogados da entidade e trabalhadores”, avalia.