Usuários praticam violência contra trabalhadores da Policlínica Nova Pampulha, em Vespasiano

Medo, indignação e raiva tem sido o misto de sentimentos dos trabalhadores da Policlínica Nova Pampulha, que no último ano expuseram as inseguranças causadas por ações agressivas de usuários.

Há quase uma semana, uma trabalhadora foi intimidada por uma usuária que disparou xingamentos e ameaças de violência. Na manhã desta segunda-feira, 25/01, a mesma paciente compareceu novamente a unidade, desta vez com disposição de agredir a profissional que estava fazendo coleta de sangue na sala da coleta.

Não há informações concretas sobre a motivação, mas há que se deixar claro que nada justifica uma violência, menos ainda quando um profissional está durante o exercício de seu trabalho.

Além de toda dificuldade que os trabalhadores da saúde já enfrentam com falta de valorização, sobrecarga de trabalho, falta de equipamentos básicos e durante o enfrentamento e alto contágio do Coronavírus, a violência física e psicológica ainda são situações enfrentadas pelos profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos usuários do sistema único de saúde.

Exemplo de sobrecarga, é que técnicos de enfermagem estão tendo que fazer o trabalho dos técnicos de laboratórios, porque com a pandemia esses profissionais saíram do município em busca de salários melhores.

Não é de hoje que isso acontece, e por isso, a representação dos trabalhadores no Conselho e a direção do Sind-Saúde, aos longos dos anos tem cobrado do município a implementação de um serviço de guarda-municipal e patrimonial para poder cuidar desses espaços e preservar a segurança dos trabalhadores. O trabalho na saúde é uma missão de paz, por isso é essencial que os trabalhadores sejam respeitados, valorizados e tenham segurança no trabalho.

O Sind-Saúde lamenta o fato e cobra providências da gestão da UBS e das autoridades locais para que situações como essas não voltem a acontecer, e que os trabalhadores possam realizar seu trabalho com segurança e estabilidade.