Prefeitura de Pedro Leopoldo decide manter ACS e ACE nos cargos e afirma que vai defender trabalhadores
Em reunião com trabalhadores e sindicato, gestão municipal informou que não irá acatar recomendação do Ministério Público pela exoneração dos profissionais
Em reunião realizada nesta quinta-feira (10), o prefeito de Pedro Leopoldo Emiliano Braga dos Santos e o procurador do município Dr. Juliano Toledo Santos informaram aos trabalhadores que a Prefeitura não irá acatar a recomendação do Ministério Público que poderia resultar na exoneração de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que já atuam no município.
Segundo a gestão municipal, nenhum dos trabalhadores será exonerado e a Prefeitura pretende manter os profissionais em seus cargos, além de buscar medidas para garantir seus direitos.
Durante o encontro, o prefeito também ressaltou a importância de preservar os trabalhadores que já atuam há anos na rede municipal, destacando o conhecimento adquirido sobre o território, as equipes e o funcionamento dos serviços. A gestão afirmou ainda que pretende contratar novos profissionais para as equipes que serão ampliadas.
Para o Sind-Saúde/MG, a posição anunciada pela Prefeitura reforça a importância da mobilização e da unidade dos trabalhadores na defesa dos direitos da categoria.
A entidade tem acompanhado a situação e atuado para garantir o cumprimento da legislação que assegura os direitos dos ACS e ACE. A categoria destaca especialmente a necessidade de que a legislação construída para regulamentar a atuação desses profissionais seja efetivamente respeitada pelo poder público.


