Prefeitura de Vespasiano não paga piso e categoria da enfermagem foi às ruas

Os profissionais da enfermagem de Vespasiano cansaram da “lengalenga” da prefeitura e ocuparam a sede do governo municipal nesta segunda-feira (13/11) em protesto pelo não pagamento do piso salarial da categoria. A mobilização começou cedo nas unidades de saúde e terminou a tarde, com trabalhadores percorrendo os corredores da prefeitura. A manifestação também ocorreu na porta do gabinete da prefeita e no departamento de Recursos Humanos. Aprovado desde julho, o recurso para o pagamento do piso salarial já foi repassado pelo governo federal e, apesar disso, a prefeitura não reajustou a remuneração dos servidores. Segundo a gestão, o piso será pago ainda nessa semana.

“Movimento deu bom”
A mobilização dos trabalhadores foi bonita e mostrou a revolta da categoria com o descaso da prefeitura. O piso salarial deveria ser pago desde setembro, mas o governo municipal alega que houve erro no cadastro. Diante da falta de pagamento, os trabalhadores decidiram em assembleia na última quinta-feira (09/11) fazer o protesto.

A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida ficou emocionada com a união dos trabalhadores. “Lutar por saúde em Vespasiano, sempre foi muito árduo, solitário e deprimente, mas hoje percebi que a esperança venceu o medo. A conscientização de que tudo é uma construção diária e esforço coletivo me fez sonhar com dias melhores. Trabalhador unido é trabalhador vitorioso,” comemorou.

O advogado e usuário do SUS Edinaldo Soares esteve junto com os trabalhadores em toda a manifestação e expos seu apoio à pauta de reivindicação. “É um absurdo e sem justificativa, a prefeita reter o dinheiro do salário da enfermagem, dinheiro que não é dos cofres do município, mas sim repasse do Governo Federal, e não ter uma data de quando será feito o pagamento”, considera Edinaldo.