Trabalhadores do Hospital Regional João Penido realizam assembleia e ato em defesa da unidade

Os trabalhadores do Hospital Regional João Penido, de Juiz de Fora, realizaram uma assembleia na manhã desta quinta-feira, 13/01, para deliberar sobre ações e agendas na organização da resistência contra a proposta do governo de implementar Organização Social na unidade. Logo em seguida aconteceu um ato simbólico dos trabalhadores, usuários, movimentos sociais e lideranças sindicais e parlamentares, em defesa do hospital, onde se reuniram e fizeram um grande círculo de mãos dadas simbolizando um abraço de proteção e defesa da unidade a manutenção dos serviços públicos, sem terceirização.

O governo Zema não mede esforços para concretizar sua pauta de desmonte dos serviços públicos de Minas Gerais, e tem ameaçado de forma incessante o Sistema Único de Saúde de Minas Gerais, com essas propostas de Organizações Sociais que já há dados comprobatórios de outras experiências de que só precariza os serviços e os servidores. O governador e sua equipe tentam enganar os trabalhadores e a população, com a justificativa disfarçada de boas intenções.

A alegação é a volta do atendimento com porta aberta, ou seja, com atendimento de urgência e emergência, o que não é verdade. Pois o Estado tem capacidade para abertura de porta, para aumentar as especialidades e leitos. Alegar falta de mão de obra é leviano, já que há quase dez anos não há concurso público.

O que fica claramente exposto é falta de organização e de vontade da gestão. Pois se tem dinheiro para pagar OS, quer dizer que há recurso para gerir a saúde, basta vontade e comprometimento com os servidores e a população. Há casos em vários estados do país de extrema corrupção em unidades gerenciadas por Organizações Sociais, então há quem interessa um hospital público administrado por uma entidade privada?

Comitê

No dia 06/01 o Sind-Saúde junto com a associações de moradores dos bairros do entorno do hospital e diversos movimentos sociais, criaram o comitê de defesa do Hospital Regional João Penido para juntos lutarmos para que o hospital continue sendo público.

Audiência Pública

Uma audiência pública foi marcada para o dia 15/02 na Câmara Municipal de Juiz de Fora, mediante requerimento da vereadora Cida Oliveira (PT). Além disso, o deputado estadual Betão (PT) esteve presente no ato simbólico e afirmou que já fez um requerimento para audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater sobre o tema.

Presenças

A diretora do Sind-Saúde/Mg Lenir Romani esteve presente juntamente com a Conselheira Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Maria Goretti Simões representante do Sind-Saúde/MG e a ex-ouvidora de Barbacena Maria Angélica Salles.