O SUS cuida e salva vidas, valorizem seus trabalhadores!

Unidades de assistência à saúde são atingidas por grande volume de chuvas em Vespasiano e trabalhadores se mobilizam para
salvar equipamentos, remédios além de limpar as unidades atingidas pelas águas.

Unidades de atendimento e assistência à saúde ficaram alagadas após o alto nível de chuvas que atingiu Ribeirão da Mata em Cidades como: Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo e Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, neste fim de semana. A água ao sair do leito do Ribeirão invadiu imóveis particulares e também públicos, como por exemplo, prédio da Prefeitura, e unidades de  saúde como: o Centro de Especialidades Médicas (CEME), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), a Farmácia Central, o Postinho Centro de  Referência de Pediatria, o Centro de Referência de Saúde da Mulher (Casa Rosa) e Laboratório Municipal e imediações da UPA.

A situação era crítica na manhã desta segunda-feira, 10/01. Com isso,  os trabalhadores se uniram numa rede de solidariedade e comprometimento que lhes é característico para salvar o máximo de equipamentos, remédios e todo tipo de coisa que a água ainda não conseguiu alcançar.

O Sind-Saúde se solidariza com os pacientes, moradores atingidos e em especial com os trabalhadores da saúde SUS Vespasiano, que mesmo diante de tantas adversidades estão sempre na linha de frente salvando e cuidando das vidas afetadas, agora por exemplo, pelas chuvas, pela pandemia que ainda não acabou e pelo grande surto de gripe.

Até o momento da publicação desta nota o secretário de saúde do município não havia se manifestado, no entanto, os trabalhadores da saúde,  a subsecretária Simone Dias e a prefeita Ilce Rocha estão fazendo o que é possível e se mobilizando desde o início das inundações, presencialmente. O foco foi salvar vacinas, medicamentos, equipamentos das unidades e do Laboratório, além de transferir  pacientes para a Fundação.

É admirável a força, dedicação e coragem destes profissionais, que em um momento extremamente atípico onde os trabalhadores da saúde enfrentam quase dois anos de pandemia da Covid-19 e agora passam pela epidemia de gripe, mais uma vez estes trabalhadores dedicam a cuidar e proteger os usuários do SUS. Vários profissionais estão de licença médica seja por gripe ou Coronavírus, portanto,
outros estão trabalhando com sobrecarga e agora terão que lidar com o alagamento das unidades, causado pelas chuvas e suas consequências. A prefeitura e o secretário de saúde precisam, urgentemente tomar providências, assim como valorizar estes trabalhadores com salários, carreira e cuidados afinal são gente que cuida de gente, a situação da saúde pública de Vespasiano é feita por estes trabalhadores do serviço público de saúde o SUS.