Em defesa do Hospital João Penido, SINSERPU-JF participa de reunião com a prefeita de Juiz de Fora

O diretor Administrativo do SINSERPU-JF Amarildo Romanazzi participou, na manhã desta quarta-feira (19 de janeiro), de uma reunião com a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), em busca de apoio e soluções em defesa do Hospital Regional João Penido, ameaçado de privatização pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). “O posicionamento público da prefeita sobre o tema é de grande importância e isso vai incentivar outros atores políticos a entrar no assunto”, acredita Amarildo Romanazzi. Ele, no entanto, estranhou o fato de a prefeita não ter sido comunicada das intenções do governador. “Isso preocupa. Como pode uma prefeitura de uma cidade como Juiz de Fora, com grandes ligações com o João Penido, não ter sido sequer informada sobre o processo?”, disse.

Também participaram da reunião quatro diretores do Sind-Saúde (Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais), que igualmente se pronunciaram, após o encontro com a prefeita. “Foi uma boa conversa, onde ficou clara a visão de todos que a OS (Organização Social) prejudica os serviços de saúde”, resumiu Dehonara de Almeida Silveira. “Os serviços prestados à população de toda uma grande região pelo Hospital João Penido não podem ser submetidos às limitações de uma OS”, completou Renato de Almeida Barros, que falou também em nome do Conselho Estadual de Saúde – e nessa condição informou que o Conselho entrará com uma ação na Promotoria Pública contra a intenção do governador.

Para Nubia Roberta Dias, a proposta de Romeu Zema atinge em cheio os três pilares da gestão hospitalar: o controle social, a gestão participativa e o planejamento das ações pelos municípios. Por fim, Maria Goretti Simões destacou que o conceito de “portas abertas” deve continuar a nortear a existência Hospital João Penido, que presta relevantes serviços exclusivos à população – como, por exemplos, a UTI Neonatal e Maternidade de Alto Risco.

A prefeita Margarida Salomão, em nota, afirmou, sobre a modalidade de funcionamento do Hospital João Penido, que:

“1. A abertura da porta para atendimentos de urgência e emergência à população da região nordeste da cidade sempre foi parte da agenda de trabalho da prefeita, desde os tempos em que exercia o mandato de deputada federal

2. Durante o ano de 2021, a Prefeitura liderou diferentes esforços junto ao governo do estado de Minas Gerais para possibilitar essa ampliação do atendimento em Saúde na região. A própria prefeita participou de reunião com o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, realizada no mês de outubro do ano passado

3. Em sua vida pública, a Prefeita sempre defendeu a gestão pública do serviço público, aplicada a todos os equipamentos do Estado. Destaca ainda que o Hospital João Penido, gerido pela FHEMIG, sempre foi reconhecido como um equipamento de alta qualidade na ministração da saúde à população das 94 cidades a que ele atende.

4. Por isso mesmo, a Prefeita reconhece a relevância de lutas em defesa do serviço público e deseja boa jornada aos representantes do SindSaúde em defesa da Saúde pública de Minas Gerais”.

O secretário estadual sindical do PT, Carlos “Cafu” Afonso de Almeida, foi o sétimo participante do encontro (foto, cedida pela PJF – a imprensa do SINSERPU-JF não teve acesso à reunião, ocorrida no gabinete da prefeita).

A luta contra a proposta do Romeu Zema de entregar a administração do João Penido a uma OS (na prática, privatizar) começou efetivamente no último dia 6, com uma reunião virtual que envolveu diversas lideranças sindicais e políticas, e ganhou força no dia 13, com um grande ato em defesa do Hospital – com a participação do SINSERPU-JF. Outras ações estão sendo agendadas e, em Juiz de Fora, já foi marcada uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, para 15 de fevereiro, por iniciativa da vereadora Cida Oliveira (PT).

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora