Trabalhadores da saúde ocupam Praça da Liberdade pela aprovação do PL 2564/2020

Os trabalhadores da saúde paralisaram suas atividades, exceto setor de urgência e emergência, e ocuparam a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira, 30/06. Com atos marcados por todo o país, a categoria se organiza para cobrar a aprovação do PL 2564/2020 que cria o Piso Nacional da Enfermagem e a jornada de 30 horas.

Os trabalhadores entendem que a mobilização em Minas Gerais deve ser ainda maior para pressionar o senador mineiro, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que coloque o projeto de lei em votação imediatamente.

O projeto de lei está tramitando no Congresso Nacional e caso aprovado, a medida fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. Para os demais cargos, o piso será proporcional a esse valor, 70% para os técnicos de enfermagem (R$ 5.120) e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras (R$3.657). Os valores são para jornada de 30 horas semanais e válidos para União, estados, municípios, Distrito Federal e instituições de saúde privadas.

O Sind-Saúde esteve presente na manifestação em conjunto com diversas entidades que representam a categoria. A caminhada iniciou na Praça da Liberdade e foi até a Praça Sete, coração da capital, ao som de palavras de ordem como “Tiro o pé do piso da enfermagem, Rodrigo Pacheco”. Apesar do Projeto de Lei ter recebido apoio da maioria dos senadores, o presidente do Senado tem cedido à pressão de governantes, representantes dos grandes conglomerados de saúde e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Foto: Luiz Rocha (LPS/Mídia Ninja) e arquivos.