Sind-Saúde leva denúncias de assédio moral no HJPII ao conhecimento da direção do complexo

Em reunião com o diretor do Complexo de Urgência e Emergência Fabrício Giarola Oliveira nesta terça-feira (22/11), o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) apresentou as séries de denúncias de assédio moral praticada dentro do Hospital Infantil João Paulo II. A prática recorrente tem acontecido contra a equipe de enfermagem do segundo andar da unidade.

Uma das trabalhadoras perseguidas tinha sido transferida de setor e agora retornou ao seu local de trabalho. O diretor do complexo se comprometeu a apurar as denúncias. O Sind-Saúde irá aguardar o prazo de apuração para que outras medidas sejam tomadas, caso seja necessário.

O Sindicato reitera ainda que assédio moral é crime e, comprovada a prática, os responsáveis podem pegar de um até dois anos de prisão. A pena foi aprovada pela Lei 4742/2001, em março de 2019. A conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho. O Sind-Saúde faz um apelo para que casos de assédio moral sejam denunciados e devidamente julgados.