Irresponsabilidade de gestores pode deixar piso da enfermagem em risco

ATENÇÃO: Ministério da Saúde prorroga prazo para municípios enviarem dados sobre o Piso da Enfermagem; confira se a prefeitura de sua cidade está em dia para receber a complementação do piso salarial

Com o objetivo de garantir que todos os municípios do país possam cumprir as obrigações, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação do prazo para o envio dos dados relacionados ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras no sistema Investsus. A nova data limite é 15 de setembro de 2023.

O Sind-Saúde/MG, que vem acompanhando esse trâmite, observa mais uma vez a intenção de gestores de prejudicar a categoria ao não cumprirem o prazo das atualizações nos cadastros. Esses dados são fundamentais para garantir o repasse da complementação para o piso ao bolso (contracheque) da enfermagem.

A maioria dos municípios de Minas Gerais já foram contemplados com o repasse em conta exclusiva para o pagamento do complemento do piso com retroativos de maio a agosto de 2023.

O Sind-Saúde reforça que, independente do que já foi repassado aos municípios, é urgente e necessário que o valor do piso chegue efetivamente até a enfermagem.

Solicitamos a enfermagem que comunique ao Sind-Saúde caso o seu município ainda nāo regularizou os dados junto ao governo federal.