Dia de lutar por Minas: 15 de setembro tem audiência pública na ALMG sobre a manobra de Zema para vender as estatais mineiras

Está em pauta na Assembleia Legislativa (ALMG) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retirar a obrigação de consulta à população mineira para privatizações de estatais mineiras e facilitar mudanças na Constituição Estadual. Proposta pelo governador Zema, as medidas para dissolver o patrimônio mineiro serão pautadas em audiência pública na sexta-feira (15) às 09h30, na Comissão de Administração da ALMG. A audiência, convocada pela deputada Beatriz Cerqueira, será no Auditório José Alencar e terá transmissão ao vivo pela TV e site da Assembleia.

Os alvos do governo Zema é a venda da Cemig, Copasa, assim como também tenta fazer com a Fhemig. Com a PEC, o governador pretende reduzir o quórum exigido para aprovação de leis referentes a privatização e outras alterações societárias de estatais e sociedades de economia mista e quer retirar da Constituição mineira a exigência de referendo popular (consulta pública) para privatização de empresas de propriedade do Estado prestadoras de serviço público de distribuição de gás canalizado, de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica ou de saneamento básico. Ao bombardear setores estratégicos como energia e água, o governador Zema flerta com um futuro sombrio para a população mineira. Em muitos países que há décadas passadas experimentaram a entrega de estatais para o setor privado estão hoje reestatizando as empresas para garantir a sobrevivência dos serviços essenciais à população.

O Sind-Saúde/MG se junta a diversos movimentos sociais, sindicais e populares para defender o patrimônio mineiro e a soberania do povo. Na próxima sexta-feira, o legislativo mineiro escutará que a população do Estado tem o direito de decidir. Participe!