Sem aviso prévio, HJK cancela férias de servidores

Servidores do Hospital Julia Kubitschek (HJK) que estavam com férias programadas há um ano para janeiro e fevereiro foram surpreendidos com a suspensão do período de descanso, a princípio de forma verbal pelas chefias. A medida foi comunicada na semana passada através de um ofício que foi feito somente após a intervenção do Sind-Saúde/MG. Nenhum diálogo ou esclarecimento direto foi dado aos servidores. Apesar de entender a gravidade do momento com o aumento expressivo de casos da COVID-19, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) manifesta repudio a forma autoritária e improvisada que a Fhemig buscou para solucionar a questão.

A falta de pessoal, o esgotamento dos servidores e o próprio afastamento dos trabalhadores por COVID-19 não foram suficientes para que a Fhemig contratasse um número suficiente para atender a demanda. A gestão não se programou, haja visto que existem processos seletivos em curso que poderiam ter sido convocados para substituir os contratos dispensados a partir do dia 31 de janeiro.

Em reunião com a gestão do HJK, os diretores do Sind-Saúde Neuza Freitas e Gilberto Fragoso sugeriram que a direção do hospital mantenha os contratos na unidade para não desfalcar a força de trabalho e que as férias dos trabalhadores sejam negociadas da melhor maneira para os envolvidos. A reunião foi acompanhada por demais trabalhadores da unidade que mostraram sua indignação pela falta de gestão.

“A sobrecarga de trabalho e a maior exposição às cargas virais da COVID-19 têm causado adoecimento da população trabalhadora, sobretudo pelos números alarmantes de licença médica que se vislumbra nesses últimos dias. Dessa forma, não acreditamos que seja a única decisão imediata para solucionar a necessidade de abertura de leitos posto que irá piorar o absenteísmo daqueles que ainda têm forças para o exercício profissional”, disse Neuza Freitas em um ofício encaminhado ofício encaminhado em caráter emergencial para a diretoria de gestão de pessoas da Fhemig e que até o momento não foi respondido.   

Além disso, servidores que se infectaram COVID-19 relatam que estão sendo chamados ao trabalho antes do período de licença e ainda com sintomas. A Fhemig não está realizando teste do novo coronavírus.

Veja o documento da gestão: