Avanço na pauta de reivindicações para os servidores da saúde de São Joaquim de Bicas

Reajuste salarial e a cesta básica, criação da gratificação SUS e outros direitos foram contemplados no projeto de Lei que irá para a Câmara Municipal

A campanha reivindicatória 2022 dos trabalhadores da saúde de São Joaquim de Bicas terminou com vitória da categoria. Na manhã desta quarta-feira (06/04), aconteceu uma reunião entre Sind-Saúde Núcleo Regional Betim e a prefeitura para selar o acordo das negociações. Estiveram presentes os diretores do Sindicato, do Conceição Pimenta, Luiz Cláudio e Yara Diniz, servidores da saúde de diversas categorias e, representando a gestão municipal, o Prefeito de São Joaquim de Bicas Antonio Augusto Resende (Guto), procurador Dr Vinicius Caldeira e Secretaria de Saúde Talita Marcelle.

A reunião foi para tratar do retorno da pauta de reivindicações:

Reajuste salarial de 10,79% para todos os servidores da administração pública incluindo Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE).

Cesta básica:
 De R$240,00 passa a ser de R$ 400,00. O prefeito reiterou que existe uma proposta para que os trabalhadores tenham o cartão Cesta Básica para que seja gasto nos comércios locais da cidade.

Instituição da gratificação 5% SUS:
 Será instituído a gratificação de 5% do SUS. Serão beneficiados com o valor os servidores efetivos e lotados na secretaria de saúde.

Folga de aniversário: servidores irão gozar a folga no dia do aniversário (importante ressaltar que os trabalhadores não faziam gozo porque não era regulamentado. Agora, os servidores passam a ter esse benefício de forma regulamentada).

Progressão de 1%: foi acordado a manutenção da progressão na carreira.

Licença paternidade:
 de 05 dias passa a ser 20 dias corridos.

Mesa SUS:
 após tramitação do projeto de reajuste e valorização dos servidores da saúde será tratado da implementação da Mesa de Negociação do SUS com um dos pontos importantes a implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salários da Saúde.

Outros pontos de pauta de reivindicação
: Demais itens da pauta serão amadurecidos e discutidos na mesa SUS quando for implementada. Um deles é em relação aos 25 dias úteis de férias.

Agora, a prefeitura deverá enviar o Projeto de Lei (PL) com os pontos acordados para o legislativo municipal. A direção do Sind-Saúde reitera que estará acompanhado na Câmara a tramitação do projeto e convoca os trabalhadores da saúde a estarem presentes para acompanhar a votação. O prefeito afirmou que quer encaminhar o PL o quanto antes. A expectativa é que no início do mês maio os servidores já tenham em seu contracheque o reajuste salarial e o gozo dos benefícios da pauta aqui tratada.

A direção do Sind-Saúde/MG Núcleo Regional Betim avalia que foi muito importante o avanço na pauta de reivindicação dos servidores da saúde reunião junto ao prefeito e aos gestores presentes e aos trabalhadores.

Na representação sindical, a reunião contou com a presença dos diretores do Núcleo Betim Conceição Pimenta, Luiz Cláudio e Yara Diniz. Da gestão estiveram presentes o Prefeito Guto Resende, a Secretária de Saúde Talita Marcelle e o Procurador Vinicius Caldeira. Também participaram da negociação um grupo de trabalhadores representando os diversos setores e categorias: Diego Domenico Dall Mass (Motorista – UPA); Geisabel Araújo Batista Rodrigues da Silva (Aux. De Higienização – Policlínica); Polyana Pereira Vilela (Técnica de Enfermagem – UPA); Priscila Duarte Andrade (Técnica de Enfermagem – UPA); Sandra Lucia Coelho (Técnica de Enfermagem – UPA); Schirley Ramos (Técnica de Enfermagem – UPA) e Vânia Maria Sirqueira Rezende (Administrativo – Policlínica) e Uarliton Nicacio Correa (Cargo motorista – Setor almoxarifado saúde).

.