Secretario de Estado promete mediação com governador sobre corte de salários e negociação com a SES

O Sind-Saúde/MG reuniu-se nesta terça-feira (04/09) com o secretario de Estado, Danilo de Castro, para buscar soluções sobre os cortes dos dias parados durante a greve e sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que não foi negociada e ficou de fora do acordo de greve. Danilo de Castro afirmou que irá encaminhar as questões ao governador Anastasia nessa quarta-feira (05/09) e dará o retorno ao Sindicato. Estiveram presentes nessa reunião os diretores do Sindicato, Renato Barros e Neuza Freitas e o delegado sindical, Jaisse Alves de Queiroz.

Na parte da manhã, os diretores do Sind-Saúde estiveram em reunião com o presidente da Fhemig, Antonio Carlos Martins e o vice-presidente da Fundação, Wagner Ferreira. Durante a reunião foi informado que será anulada a circular interna, denunciada pelo Sindicato, que orientava a contagem das faltas da greve na Avaliação de desempenho. Segundo a presidência da Fhemig, uma outra circular já está divulgada nas unidades da rede.

Demitidos

Ainda na reunião com a presidência da Fhemig, houve a solicitação para que o Sind-Saúde apresente a lista dos contratos administrativos que estavam próximos da aposentadoria e dos que ficaram como excedentes no concurso e mesmo assim foram demitidos. A demissão destes trabalhadores descumpriu a lei dos contratos. A Fhemig prometeu apurar a situação de todos aqueles que se sentiram perseguidos ou punidos em função da greve.

SES
Sobre a reunião para discussão dos pontos específicos dos trabalhadores da SES, a representante da Seplag disse na Audiência Pública realizada no dia 23 de agosto que agendaria, mas até hoje não deu retorno.